Televisão, Séries, Acção, Crime, Drama, O Dia (2018)
©FBO | | O Dia
©FBO | |

Sete séries europeias para (re)ver em streaming

Há excelentes séries europeias para descobrir ou voltar a ver nas plataformas de streaming. Eis um punhado de sugestões.

Publicidade

Há muitas séries de produção americana e asiática de grande interesse nas plataformas de streaming, assim como co-produções entre países de vários continentes. Mas convém não esquecer nem menosprezar o produto europeu, que muitas vezes fica à sombra ou ocultado pelo que chega de outras latitudes, muito em especial de Hollywood. Por isso, fomos à Netflix, à HBO e à RTP Play buscar uma selecção muito variada de séries europeias. Algumas deram mais nas vistas do que outras quando se estrearam, mas o denominador comum de todas elas é a qualidade, independentemente do género ou da língua que falam.

Recomendado: Oito séries clássicas e de culto para ver no YouTube

Sete séries europeias para (re)ver em ‘streaming’

Tempos de Guerra

Espanha, 1921. O país está envolvido num conflito com rebeldes marroquinos no Norte de África. Um grupo de raparigas de famílias abastadas de Madrid voluntariam-se como enfermeiras da Cruz Vermelha, para ajudar ao esforço de guerra, partindo para Melilha. Acção e romance dão o braço nesta série de produção opulenta, que apresenta ainda uma excelente recriação de época.

Netflix.

Le Bazar de la Charité

O Bazar da Caridade do título era uma célebre iniciativa de beneficência organizada em Paris todos os anos, a partir da década de 80 do século XIX, pela aristocracia católica da capital francesa. No Bazar de 1897 declarou-se um gigantesco incêndio, que matou que 126 pessoas, a grande parte das quais mulheres. Esta série centra-se nas vidas de três das sobreviventes da tragédia.

Netflix.

Publicidade

Suburra

Baseada no filme homónimo de Stefano Solima de 2015, Suburra insere-se na melhor e mais realista tradição dos filmes e das séries italianas ambientadas nos meios mafiosos. Aqui, estamos em Roma, nos primeiros anos do nosso século. Criminosos, políticos venais e eclesiásticos corruptos disputam valiosos terrenos nos arredores da Cidade Eterna, acabando por se envolver num sangrento conflito.

Netflix.

A Very English Scandal

Casado e pai de família, Jeremy Thorpe era o popular e dinâmico líder do Partido Liberal inglês nos anos 60 e 70. Era também um homossexual secreto que mantinha uma relação com um rapaz emocionalmente instável, Norman Scott, o qual mandou matar em 1975, sem sucesso. Acabou em tribunal e com a carreira política destruída. Hugh Grant faz um magnífico Thorpe, carismático e predador, nesta série assinada por Stephen Frears.

HBO.

Publicidade

Burning Bush

Após a invasão da Checoslováquia, em 1968, por tropas soviéticas, na sequência da revolta da Primavera de Praga, uma jovem advogada arrisca-se a representar a família de Jan Palach, o estudante que se imolou pelo fogo na capital checa para protestar contra a invasão, num processo contra o governo comunista. Agnieszka Holland é a realizadora desta série que assenta em factos e acontecimentos históricos.

HBO.

O Dia

Dois assaltantes fecham-se com um punhado de reféns numa cidade belga, e pedem um resgate e um helicóptero para fugirem. A polícia e as forças especiais mobilizam-se, mas a história é muito mais complexa do que parece à primeira vista. Os episódios desta estupenda série policial belga passam-se ora no interior do banco, ora fora dele, alternando os pontos de vista de ladrões e reféns, e de polícias, membros das forças de assalto, familiares dos sequestrados e jornalistas. E tudo decorre ao longo de um só dia.

RTP Play.

Publicidade

O Desertor

Walter Proska é um jovem soldado do Exército alemão. Quando está a regressar à Frente Leste, no Verão de 1944, o seu comboio é sabotado e Walter vê-se sozinho com um grupo de camaradas que sobreviveram, e com o acesso à frente cortado. Influenciado por outro soldado que é contra a guerra, e por uma resistente polaca com quem contacta, começa a ponderar desertar para o lado soviético. Entretanto, o Exército Vermelho está cada vez mais próximo.

RTP Play.

Mais que ver

  • Filmes

Entre conteúdos originais e reaproveitados (ou mesmo ressuscitados), a Netflix está sempre a testar a nossa resistência ao chamamento do binge watching. Títulos como Gambito de DamaOzark, Stranger Things ou The Crown são um espelho do melhor que a plataforma consegue produzir. Outros, como Breaking Bad Arrested Development, são óptimos exemplos de como levar audiência ao seu moinho (o streaming) por meios comprovados. A apontar-lhe alguma coisa, será a oscilação de conteúdos: estamos sempre na vertigem de ver a nossa série favorita desaparecer do catálogo. Por isso, não perca tempo: prepare-se para uma maratona e siga estas sugestões das melhores séries para ver na Netflix.

  • Filmes

A Apple TV+ é um serviço de streaming com um catálogo limitado, mas ao contrário do que possa parecer isso não é uma desvantagem. Em época de abundância, os espectadores encontram aqui um porto seguro, que tenta ter uma oferta mais apostada na qualidade do que na quantidade. O foco são as produções originais, que a pouco e pouco vão tornando o serviço incontornável para quem gosta de boa televisão. Há de tudo, das séries de grande orçamento (destaque para Mestres do Ar) às sitcoms surpreendentes (olá, Ted Lasso), da ficção científica (ponto extra por Dark Matter) às séries documentais de fôlego (1971: The Year That Music Changed Everything é uma pérola). Feitas as contas, há 20 séries da Apple TV+ que tem de ver.

Publicidade
  • Filmes

O Disney+ tornou-se, em tempo recorde, um dos serviços de streaming com mais subscritores no mundo. Casa da Fox, da National Geographic e da Lucasfilm, além das produções da Disney, da Pixar e da Marvel, tem um catálogo cada vez mais diversificado. E a nova área de entretenimento Star trouxe dezenas de séries (e filmes) para a plataforma, incluindo sucessos de audiências como Uma Família Muito Moderna, um dos títulos recentes que não conseguimos retirar desta lista de sugestões. É certo que ambém por aqui se encontram clássicos como Ficheiros Secretos, Segurança Nacional, Perdidos ou PatoAventuras (sim, Ducktales, uh-uh). Mas é preciso avançar. Eis as 20 melhores séries para ver no Disney+ agora.

  • Filmes

O serviço de streaming e video on demand espanhol chegou a Portugal em 2016, quase uma década após ter nascido, munido de cinema independente e grandes clássicos da sétima arte. Mas aqui falamos de séries, num catálogo que também tem uma curadoria muito particular na selecção de produções. E Portugal não foge à lista da Filmin, com Aleixo Psi ou Ruth, entre outras produções nacionais presentes da plataforma de nuestros hermanos. São muitos os tesouros que os verdadeiros cinéfilos aqui podem encontrar, num dos catálogos mais independentes (e por vezes supreendente) do streaming.

Publicidade
  • Filmes

O serviço Amazon Prime inclui muitas e diferentes coisas, desde entregas gratuitas de produtos comprados na loja online até um catálogo de canções, livros, filmes e séries em streaming, entre outras vantagens. Mas nas linhas que se seguem vamos concentrar-nos nas suas melhores séries. No cardápio, há clássicos para rever, mas também títulos mais recentes e conteúdos originais que merecem o nosso valioso tempo, de The Office a Fleabag e a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder. Estas são as 20 séries que valem mesmo a pena na Prime Video.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade