Séries Janeiro 2025 2
©DR
©DR

‘American Primeval’, ‘Dexter: Original Sin' e outras séries para ver em Janeiro

A história está em alta neste arranque do ano. Entre o drama e o humor, descubra 13 séries para ver em Janeiro.

Renata Lima Lobo
Publicidade

Há muito para aprender com a ficção em estreia neste mês de Janeiro, com muitos enredos a recuar no tempo para nos contar a história. É o caso de Soviet Jeans, série letã sobre um rapaz que monta uma fábrica clandestina de calças de ganga, numa altura em que o seu uso era problemático na antiga república soviética. Ou mesmo Whiskey On The Rocks, a primeira produção nórdica para o Disney+ que nos leva a 1981 para recordar o submarino russo Whiskey que encalhou numa base naval secreta sueca, arriscando uma Terceira Guerra Mundial. Sem contar com American Primeval, uma super produção norte-americana que recria o nascimento do Oeste Americano. Pelo meio há pelo menos duas séries portuguesas em estreia (Bairro do Humor e Vizinhos Para Sempre) e o regresso do assassino mais famoso do pequeno ecrã: Dexter.

Recomendado: Oito filmes românticos de Outono para (re)ver

13 séries para ver em Janeiro

1. Missing You

A obra literária de Harlan Coben é matéria-prima apetecível para adaptações ao cinema e televisão, muito por culpa dos enredos polvilhados a mistério que se espalham por mais de três dezenas de livros. Esta série adapta o romance policial homónimo publicado em 2015 e acompanha a investigação da detective Kat Donovan que não acredita na confissão do assassino do pai. Ao mesmo tempo, numa app de encontros encontra um namorado que tinha desaparecido na mesma altura da morte do pai.

Netflix. Estreia a 1 de Janeiro

  • Filmes
  • Filme

Portugal está na moda e são milhões os turistas que todos os anos visitam o nosso pequeno rectângulo, em busca de sol, praia, fado, pastéis de nata e vinho. Muito vinho. Todavia, pouco se fala sobre este povo, além da famosa arte de bem receber. Quem somos nós? Criada por Eduardo Madeira, a série Bairro do Humor faz um retrato dos portugueses, em jeito de caricatura, pelos olhos de uma equipa de reportagem norte-americana que prepara um documentário num bairro típico português.

RTP1. Estreia a 4 de Janeiro

Publicidade

3. As Crónicas de Spiderwick

Passaram 17 anos desde a adaptação ao cinema dos populares livros de fantasia de Tony DiTerlizzi e Holly Black, que agora ganham a versão série. A história de As Crónicas de Spiderwick segue a família Grace à medida que descobrem o mágico e misterioso mundo da propriedade Spiderwick Estate e a série conta com Christian Slater no papel do vilão Mulgarath, papel que no filme coube a Nick Nolte interpretar. O criador é Aron Eli Coleite (Locke & Key).

SYFY. Estreia a 6 de Janeiro

4. Wolf Hall: O Espelho e a Luz

Adaptada dos romances da britânica Hilary Mantel, Wolf Hall estreou na BBC em 2015. Uma premiada série em seis episódios sobre Thomas Cromwell, que no século XVI se tornou o ministro-chefe do rei Henrique VIII. A publicação do terceiro livro da trilogia em 2020 resultou numa segunda temporada, que recorda os últimos anos de vida de Cromwell. Chegou à BBC em Novembro e em Portugal encontrou espaço na grelha do TVCine Edition. A primeira temporada pode ser vista no TVCine+.

TVCine Edition. Estreia a 8 de Janeiro (T2)

Publicidade

5. On Call

Drama e adrenalina são as promessas desta nova série policial de Dick Wolf, criador de populares títulos como Lei e Ordem ou a franquia Chicago (Fire, Med e P.D.), embora esta seja a sua estreia no formato meia hora por episódio. On Call (que se traduz para algo como "de plantão") acompanha uma dupla de polícias, composta por um novato e uma veterana, enquanto patrulha a zona de Long Beach, Califórnia, numa série visualmente diferente, que mistura filmagem com câmara ao ombro, bodycams e dash-cams (instaladas em veículos). E com episódios que não chegam à meia hora.

Prime Video. Estreia a 9 de Janeiro

6. American Primeval

Minissérie de seis episódios que explora o violento nascimento do Oeste Americano, colocando em confronto religiões, homens e mulheres que sonham conquistar um novo mundo. Um drama de proporções épicas ambientado em 1857 e uma história de sobrevivência numa terra onde impera a lei do mais forte, marcada pela devastação das tribos nativo-americanas. Um dos criadores é Mark L. Smith, co-argumentista do filme The Revenant: O Renascido e no elenco há Taylor Kitsch (John Carter), Betty Gilpin (GLOW) ou Kim Coates (Sons of Anarchy).

Netflix. Estreia a 9 de Janeiro

Publicidade

7. Arrepios: Desaparecimento

A segunda temporada da série de antologia Arrepios, adaptada dos livros de R.L. Stine, chama David Schwimmer (Friends) para o papel principal, o de um botânico que, durante o Verão, se muda para casa da mãe, que luta contra uma demência num lar. Com ele leva os filhos gémeos adolescentes, só que os miúdos vão meter o nariz onde não devem e tropeçam na história de um misterioso desaparecimento de quatro adolescentes, há 30 anos.

Disney+. Estreia a 10 de Janeiro (T2)

8. The Pitt

Um dos produtores de Serviço de Urgência volta ao hospital e não vai sozinho. Com ele leva o actor Noah Wyle que regressa ao papel de um médico, mais de uma década depois de ter interpretado John Carter, em Serviço de Urgência. Agora será o doutor Michael “Robby” Robinavitch. The Pitt é um drama que promete oferecer uma visão realista dos desafios que enfrentam os profissionais de saúde nos Estados Unidos da América e acompanha uma equipa de um hospital em Pittsburgh, na Pensilvânia.

Max. Estreia a 10 de Janeiro

Publicidade

9. Soviet Jeans

Na Letónia de finais dos anos 1970, quando era ainda uma república soviética alérgica a calças de ganga, um fã de rock n’ roll monta uma fábrica clandestina no hospital psiquiátrico onde está compulsivamente internado. É este o ponto de partida de Soviet Jeans, minissérie letã que chega à Filmin depois de ter recolhido prémios no seu país Natal e se ter destacado em alguns festivais além fronteiras. Uma comédia dramática que recorda tempos de repressão.

Filmin. Estreia a 21 de Janeiro

10. Prime Target

Steve Thompson, argumentista britânico de séries como Sherlock ou Doctor Who, é o criador desta nova minissérie com selo da Scott Free Productions (de Ridley Scott). Um thriller que apresenta Edward, um jovem matemático prestes a fazer uma descoberta revolucionária que poderá ser a chave para desbloquear todos os computadores do mundo. Claro que há um elevado risco de as coisas darem para o torto e Edward conta com a ajuda de Taylah, uma agente da NSA (Agência de Segurança Nacional) que o ajuda a desvendar uma inquietante conspiração. Com Leo Woodall e Quintessa Swindell.

AppleTV+. Estreia a 22 de Janeiro

Publicidade

11. Whiskey On The Rocks

Quando, em 1981, um submarino soviético da classe Whiskey encalha numa base naval secreta sueca, o mundo inteiro fica em suspenso. O primeiro-ministro sueco, Thorbjörn Fälldin, vê-se debaixo dos holofotes, enquanto tenta impedir que os líderes da Rússia, Leonid Brejnev, e dos EUA, Ronald Reagan, despoletem a Terceira Guerra Mundial. Inspirada numa história verídica, esta minissérie sueca é uma sátira política e a primeira produção nórdica do Disney+.

Disney+. Estreia a 22 de Janeiro

12. Dexter: Original Sin

Três anos após a sequela, estreia a prequela. Dexter regressa aos ecrãs, numa série que revela o passado do assassino em série, agora interpretado pelo actor Patrick Gibson. No entanto, Michael C. Hall regressa como a voz do monólogo interior do protagonista, numa altura em que Dexter inicia um estágio em investigação forense no Departamento da Polícia de Miami. Sarah Michelle Gellar e Patrick Dempsey integram o elenco como estrelas convidadas.

SkyShowtime. Estreia a 30 de Janeiro

Publicidade

13. Vizinhos para Sempre

Depois das séries Morangos com Açúcar ou Sr. Rui, a TVI e a Prime Video voltam a dar as mãos e estreiam, em simultâneo, Vizinhos para Sempre. A versão portuguesa da série espanhola La que se avecina, que acompanha o dia-a-dia dos vizinhos dos Terraços do Glamour. Um condomínio supostamente luxuoso, mas cujos apartamentos são entregues com defeito. Diogo Morgado, Alexandra Lencastre, Miguel Guilherme ou Márcia Breja são alguns dos nomes do elenco.

Prime Video e TVI. Estreia em Janeiro

Mais que ver

  • Filmes

Entre conteúdos originais e reaproveitados (ou mesmo ressuscitados), a Netflix está sempre a testar a nossa resistência ao chamamento do binge watching. Títulos como Gambito de DamaOzark, Stranger Things ou The Crown são um espelho do melhor que a plataforma consegue produzir. Outros, como Breaking Bad Arrested Development, são óptimos exemplos de como levar audiência ao seu moinho (o streaming) por meios comprovados. A apontar-lhe alguma coisa, será a oscilação de conteúdos: estamos sempre na vertigem de ver a nossa série favorita desaparecer do catálogo. Por isso, não perca tempo: prepare-se para uma maratona e siga estas sugestões das melhores séries para ver na Netflix.

  • Filmes

A Apple TV+ é um serviço de streaming com um catálogo limitado, mas ao contrário do que possa parecer isso não é uma desvantagem. Em época de abundância, os espectadores encontram aqui um porto seguro, que tenta ter uma oferta mais apostada na qualidade do que na quantidade. O foco são as produções originais, que a pouco e pouco vão tornando o serviço incontornável para quem gosta de boa televisão. Há de tudo, das séries de grande orçamento (destaque para Mestres do Ar) às sitcoms surpreendentes (olá, Ted Lasso), da ficção científica (ponto extra por Dark Matter) às séries documentais de fôlego (1971: The Year That Music Changed Everything é uma pérola). Feitas as contas, há 20 séries da Apple TV+ que tem de ver.

Publicidade
  • Filmes

O Disney+ tornou-se, em tempo recorde, um dos serviços de streaming com mais subscritores no mundo. Casa da Fox, da National Geographic e da Lucasfilm, além das produções da Disney, da Pixar e da Marvel, tem um catálogo cada vez mais diversificado. E a nova área de entretenimento Star trouxe dezenas de séries (e filmes) para a plataforma, incluindo sucessos de audiências como Uma Família Muito Moderna, um dos títulos recentes que não conseguimos retirar desta lista de sugestões. É certo que ambém por aqui se encontram clássicos como Ficheiros Secretos, Segurança Nacional, Perdidos ou PatoAventuras (sim, Ducktales, uh-uh). Mas é preciso avançar. Eis as 20 melhores séries para ver no Disney+ agora.

  • Filmes

O serviço de streaming e video on demand espanhol chegou a Portugal em 2016, quase uma década após ter nascido, munido de cinema independente e grandes clássicos da sétima arte. Mas aqui falamos de séries, num catálogo que também tem uma curadoria muito particular na selecção de produções. E Portugal não foge à lista da Filmin, com Aleixo Psi ou Ruth, entre outras produções nacionais presentes da plataforma de nuestros hermanos. São muitos os tesouros que os verdadeiros cinéfilos aqui podem encontrar, num dos catálogos mais independentes (e por vezes supreendente) do streaming.

Publicidade
  • Filmes

O serviço Amazon Prime inclui muitas e diferentes coisas, desde entregas gratuitas de produtos comprados na loja online até um catálogo de canções, livros, filmes e séries em streaming, entre outras vantagens. Mas nas linhas que se seguem vamos concentrar-nos nas suas melhores séries. No cardápio, há clássicos para rever, mas também títulos mais recentes e conteúdos originais que merecem o nosso valioso tempo, de The Office a Fleabag e a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder. Estas são as 20 séries que valem mesmo a pena na Prime Video.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade