Entre conteúdos originais e reaproveitados (ou mesmo ressuscitados), a Netflix está sempre a testar a nossa resistência ao chamamento do binge watching. Títulos como Gambito de Dama, Ozark, Stranger Things ou The Crown são um espelho do melhor que a plataforma consegue produzir. Outros, como Breaking Bad e Arrested Development, são óptimos exemplos de como levar audiência ao seu moinho (o streaming) por meios comprovados. A apontar-lhe alguma coisa, será a oscilação de conteúdos: estamos sempre na vertigem de ver a nossa série favorita desaparecer do catálogo. Por isso, não perca tempo: prepare-se para uma maratona e siga estas sugestões das melhores séries para ver na Netflix.
★★★★☆
Imaginem um bebé sul-coreano abandonado pela mãe e adoptado por uma família italiana, que o leva para o seu país, baptizando-o como Vincenzo e dando-lhe dupla nacionalidade. Imaginem que a dita família é mafiosa, e que Vincenzo é educado para ser o advogado e conselheiro da casa. Imaginem que, após a morte do pai adoptivo, Vincenzo é alvo de uma tentativa de assassínio por parte do irmão invejoso e foge para a Coreia do Sul, onde vai ter de enfrentar uma grande empresa mafiosa local para defender os seus interesses, e dar-lhes a provar os seus próprios métodos.
É assim Vincenzo (Netflix), uma das séries sul-coreanas mais jubilatoriamente movimentadas e incrivelmente imaginativas disponíveis nas plataformas de streaming. Cabe tudo em cada um dos seus 18 episódios com hora e meia de duração: acção, comédia, melodrama familiar, romance, comentário social e sátira política. E vem tudo arrumadinho, bem aconchegado e equilibradamente distribuído num enredo disparado a 100 à hora e com fôlego de maratonista, que nunca mete os pés pelas mãos nem tropeça na própria esperteza, encabeçado pelo angelical, (quase) sempre impassível e sempre impecavelmente vestido Joong Ki-Song no papel do título. Não trocava Vincenzo por dez séries americanas da moda, nem à lei da bala.