Com duas estrelas Michelin, caso único no centro de Lisboa e na carreira de um chef português, o Belcanto é a laboratório onde José Avillez aplica todas as suas técnicas de alta cozinha. Remodelado em 2012, tem uma cozinha onde se trabalham produtos de luxo e se reinventam algumas tradições portuguesas.
Um restaurante peruano era o que faltava ao Bairro do Avillez, vai daí, o chef português com duas estrelas Michelin convidou Diego Munõz – o peruano de quem ficou amigo quando estagiou no El Bulli, na Catalunha – para fazer uma perninha no seu mais recente projecto. Em Abril, o chef anunciou a parceria, mas esta segunda-feira o grupo José Avillez comunicou que o restaurante, que vai chamar-se Cantina Peruana e vai ter uma cozinha contemporânea, vai abrir até ao final deste ano.
“Lisboa está em fase de crescimento, com grande procura turística e com uma crescente promoção internacional. Em termos gastronómicos, creio que faz sentido apostar na oferta de cozinhas étnicas representadas por chefs nativos. Esta representação não só enriquece a oferta gastronómica da cidade, como reforça, internacionalmente, a divulgação de Lisboa como destino gastronómico”, diz o chef português em comunicado.
Quanto a Munõz, o chef peruano acredita que a capital está receptiva a um “diálogo entre as cozinhas portuguesa e peruana”. “Adoramos marisco e temos a sorte de ter ingredientes incríveis. Há uma afinidade inegável entre Lisboa e Lima”, remata.
Enquanto a cantina não abre, experimente as especialidades de Avillez nos seus outros restaurantes.