Comer e Beber no Time Out Market Porto
DR
DR

Comer e Beber no Time Out Market Porto

Dos restaurantes aos bares, há muito para descobrir no Time Out Market Porto.

Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Já alguma vez ouviu falar em curadoria de hambúrgueres, nigiri, tripas, pizzas, bacalhau à brás e não só? É natural. Afinal de contas, o Time Out Market é o primeiro mercado do mundo onde tudo foi escolhido, provado e aprovado (com 4 ou 5 estrelas, e nem uma estrela a menos) por um painel independente de especialistas na cidade: os críticos e os jornalistas da Time Out. Mais de 16 espaços com todas as categorias gastronómicas que dão vida ao Porto. Tudo debaixo do mesmo tecto. Veja aqui tudo o que há para provar (e aprovar) no mercado, e o que disse a Time Out sobre o assunto.

  • São Bento

Da antiga Praça do Pão, onde em 1878 a Padaria Ribeiro começou a vender o que produzia, para o Time Out Market vai um hiato temporal de 146 anos. Muito mudou nesse intervalo de tempo, menos a confiança dos portuenses numa marca que é uma referência na cidade. Os produtos que saem dos fornos experientes da Padaria Ribeiro são como pão para a boca, mas não só. Também são mestres na arte de fazer bolos, croissants e pastéis de nata, entre muitas outras opções salgadas – das empadas e croquetes às tostas e sanduíches.

  • São Bento

Apresentam-se como sendo uma peixaria fina, onde o peixe e o marisco mais fresco saltam directamente das redes de pesca para as brasas quentinhas. E a elegância com que o fazem, arrebatou os matosinhenses em 2019 e, dois anos mais tarde, os moradores de Cedofeita, no coração do Porto. Como não há dois sem três, conquistam agora, no seu espaço no Time Out Market, na estação de São Bento, todos aqueles que aproximam a barriga do seu balcão. 

Publicidade
  • São Bento

Inês Diniz já fez correr muita tinta nas páginas desta revista, sempre por bons motivos. Na maior parte das vezes, por causa dos seus famosos filetes de polvo com arroz do mesmo, que conquistaram o coração de muito boa gente e, à conta disso, foram catapultados para o estrelato dos pratos mais míticos da cidade. Cozinheira de mão cheia, deu os primeiros passos na Casa Aleixo, restaurante da família, mas acabou por abrir um espaço em nome próprio, a poucos passos do original. Em 2018 fechou as portas, para grande tristeza da Invicta. Mas como não há mal que dure para sempre, a Casa Inês está de regresso e em grande forma.

  • Vegetariano
  • São Bento

É um dos melhores restaurantes vegetarianos do país e o primeiro totalmente vegetariano a integrar um Time Out Market em Portugal. Nuno Castro, o chef à frente do espaço do Grupo do Avesso, em Leça da Palmeira, e agora também do Time Out Market Porto, faz uma cozinha divertida e surpreendente, utilizando sobretudo ingredientes de origem vegetal. A façanha valeu-lhe cinco estrelas, a pontuação máxima atribuída pelos críticos gastronómicos da Time Out. 

Publicidade
  • São Bento

É um dos chefs do presente e do futuro (no currículo soma já o prémio Chef de l’Avenir e uma estrela Michelin) e todo o seu percurso prova que a troca do curso de Gestão pela cozinha foi uma aposta ganha. Passou por restaurantes de chefs de referência, como Avillez, Nuno Mendes, Andoni Aduriz, Arzak e Ferran Adrià, antes de inaugurar o seu Euskalduna Studio. Vasco Coelho Santos nunca mais parou de surpreender a cidade do Porto com a abertura de novos projectos, desde uma padaria e uma peixaria a um restaurante asiático. Agora está também na ala dos chefs no Time Out Market.

  • São Bento

Quando se fala de gastronomia do Porto, Rui Paula é um nome incontornável, apesar de o seu primeiro restaurante ter sido em Alijó. A caminhada rumo à Invicta começou em 2007, quando abriu o DOC na Folgosa, no coração do Douro Vinhateiro. Em 2010 inaugurou o DOP, no centro histórico do Porto, e quatro anos depois recuperou a Casa de Chá da Boa Nova em Leça da Palmeira, que foi distinguida com duas estrelas Michelin. Habituámo-nos a vê-lo no programa Masterchef Portugal. E agora poderemos vê-lo no Time Out Market do Porto. Assume a sua cozinha como “simples, com técnica e visualmente bonita. Basta ter sabor, textura e beleza.”

Publicidade
  • São Bento

Rafaela, ou Rafa para os amigos, é uma inspiração para quem trabalha consigo. Além do trabalho que Rafa tem desenvolvido em prol da valorização das mulheres dentro do círculo gastronómico, a chef brasileira preocupa-se também em apresentar uma cozinha sustentável com peixes e mariscos da nossa costa. O resultado? Pratos que transpiram sabor, leveza e frescura.

  • São Bento

Trocou a ria pelo rio e instalou-se há mais de uma década do outro lado da margem. O chef aveirense Ricardo Costa comanda a cozinha do restaurante gastronómico do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, para o qual conquistou duas estrelas Michelin. Aposta as fichas todas na gastronomia portuguesa, numa simbiose perfeita e equilibrada entre receitas tradicionais, produtos locais, técnicas inovadoras e uma apresentação contemporânea. É um dos maiores nomes da cena gastronómica portuguesa actual e um dos chefs do Time Out Market onde tem, obrigatoriamente, de ir comer.

Publicidade
  • São Bento

Adoramos petiscar, como já toda a gente sabe. Somos, até, campeões no que toca a conjugar os melhores queijos e enchidos com uma ou outra conserva supimpa e um bom vinho saído de uma cepa bem portuguesa. O Tábua Rasa, a charcutaria de serviço do Time Out Market, vai buscar aos pequenos produtores – dos Açores ao Alentejo, da Serra da Estrela a Trás-os-Montes – o que de melhor eles têm para oferecer.

  • Pizza
  • São Bento

Em 2021 abria numa esquina do quarteirão das artes, entre a rua de Miguel Bombarda e a Adolfo Casais Monteiro, um restaurante que fazia lembrar um daqueles espaços da Riviera Francesa ao pôr-do-sol, com os seus candeeiros e cadeiras em palhinha, vegetação suspensa e bar de cocktails. A carta, essa, era arrojada q.b., com pizzas ao estilo napolitana com combinações e ingredientes inusitados, como pato fumado ou carpaccio de polvo. Depressa conquistaram os portuenses, que agora têm mais um sítio onde as devorar: no piso superior do Time Out Market, saídas quentinhas do seu forno a lenha.  

Publicidade
  • São Bento

Vamos às apresentações: o Brusco, o “cheeseburger delicadamente esmagado”, põe em prática o conceito de smash burgers, aquela técnica de prensar o hambúrguer na chapa quente, desencadeando a Reacção de Maillard, que torna tudo mais crocante, suculento e apetitoso. Da autoria de Bruno Soares e Eduardo Rodrigues, fundadores e directores criativos do Another Collective e da Revista Farta, em colaboração com Ricardo Ribeiro e Ricardo Rodrigues, do grupo de restauração Avesso, prometem dois hambúrgueres gulosos feitos com carne maturada e um outro totalmente vegetariano, igualmente vistoso. 

  • São Bento

Instalada no topo da Torre, a Sala de Prova é um espaço dedicado aos vinhos do Douro e do Porto, com uma agenda de cursos, provas e eventos que são coordenados pelo enólogo Bento Amaral. Mas como tanto vinho não pode cair em estômago vazio, conta também com uma carta pensada pelo chef Luís Américo, onde não faltam pastéis, croquetes, queijos e alguma charcutaria para acompanhar o que se vai beber; nem tampouco pratos quentes, para dar continuidade a uma refeição como deve ser.

Publicidade
  • São Bento

Não um, mas dois. O Time Out Bar tem dois bares. Um voltado para o interior do food hall e outro para o exterior, para servir a esplanada. Mas partilham ambos a mesma missão: abastecer os visitantes com cocktails de assinatura ou, então, guiá-los por apostas mais clássicas. Em breve haverá nova carta de cocktails, por isso, fique atento e vá passando por lá. Conte ainda com uma boa selecção de vinhos portugueses, a copo ou garrafa, vinhos do Porto, alguns licores nacionais e cerveja Super Bock.

  • São Bento

O Tokkotai é um dos grandes nomes da cozinha japonesa no Porto, combinando sabores tradicionais com influências modernas e globais. No fundo, pretende-se que a experiência de comer no Tokkotai seja uma viagem gastronómica com influências culturais de São Paulo, Lima, Seul e Hong Kong. Por isso, na carta com assinatura do chef Paulo César Nogueira Jr., vão convivem carpaccios, temakis, tacos, pokes, uramakis, bateras e gunkans, tudo tendo como base o melhor peixe e ingredientes.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade