Noite, Música, Lux Frágil
©Luísa FerreiraLux Frágil
©Luísa Ferreira

Os melhores bares à beira-rio em Lisboa

A capital tem boas opções para beber com o Tejo como companhia. Tente não virar a barcaça com a lista que se segue.

Publicidade

Lisboa combina com esplanada, independemente do tempo. Na verdade, se há coisa que não falta são razões para rumar à dita. Mas aqui, com ou sem esplanada, o que nos interessa é o rio: bares, sítios para beber copos, para enxaguar mágoas depois do trabalho, para celebrar o facto de existir, tão perto do Tejo quanto possível. Na lista abaixo encontra respostas para todos estes estados de espírito, de discotecas a bares e talvez até um híbrido onde possa picar qualquer coisa para forrar o estômago. Desça à água e conheça os melhores bares à beira-rio em Lisboa.

Recomendado: Os melhores bares históricos em Lisboa

Os melhores bares à beira-rio em Lisboa

  • Grande Lisboa

Bem sabemos, o Atira-te ao Rio não é deste lado da margem. Mas também sabemos que é provável demorar menos tempo a chegar-lhe do que a chegar do Marquês ao Terreiro do Paço. E esta esplanada estrategicamente colocada em cima do rio é mais do que desculpa para se sentar até lá a beber um copo.

  • Belém

A esplanada branca, com uma fantástica vista para o rio e com uma carta de cocktails bastante simpática – e de petiscos idem – é sempre uma boa opção para beber um copo a qualquer hora do dia. Se andar para os lados de Belém, sente-se e fique literalmente a ver navios.

Publicidade
  • Noite
  • Cais do Sodré

Quem alinha numa noite passada ao som de ritmos africanos? Se a resposta for “eu”, o destino será este, muito provavelmente, embora haja outras sonoridades para descobrir aqui. Mais do que uma discoteca ou sala de espectáculos, o B.leza é já uma espécie de instituição na cidade. As noites começam quase sempre com um concerto e prosseguem com DJ, com uma ampla pista com vista para o rio.

  • Noite
  • São Vicente 

O Ferroviário já teve várias vidas. Hoje, concertos, eventos, barcos a passar e copos a parar na mesa – ou na mão – não faltam, e ainda leva o bónus de ter uma das casas-de-banho mais bonitas de Lisboa. Da cerjeva à sangria de maçã, do Aperol Spritz ao Moscow Mule, é só escolher o que mais lhe agrada.

Publicidade
  • Noite
  • Cais do Sodré

Este clássico do Cais do Sodré esteve fechado durante mais de dois anos, mas reabriu em Setembro de 2022 e numa nova morada, mas sem sair do bairro, claro. O novo Jamaica tem esplanada ao ar livre, uma pista que lhe vai despertar uma estranha familiaridade. No que toca à playlist, espere uma sucessão de êxitos pop e rock a fazer lembrar os velhos tempos da Rua Cor-de-Rosa.

  • Noite
  • São Vicente 

Qualquer lisboeta ou visitante tem de ver o nascer do sol a partir da varanda do Lux pelo menos uma vez na vida. De portas abertas desde 29 de Setembro de 1998, o penúltimo dia da Expo 98, é a discoteca mais famosa da cidade — e do país, para dizer a verdade. A música é electrónica e escolhida a dedo por DJs de todo o mundo. E tem a vista desimpedida para o rio, no primeiro andar e no terraço, ideal para noites intensas. Não se esqueça dos óculos de sol.

Publicidade
  • Português
  • Cais do Sodré
  • preço 3 de 4

O espaço é conhecido de outras épocas – foi, durante anos, o Bar do Rio, foi, durante meses, o Station, restaurante-disco pan-asiático – mas há já uns anos que é um restaurante e um clube, com uma bonita esplanada virada para a doca onde atracam os cacilheiros. Perfeito para um almoço, fotogénico para um fim de tarde e apetecível para um copo.

  • Italiano
  • Belém

Os antigos edifícios da antiga discoteca BBC e do Piazza di Mare, perto do MAAT, foram renovados pelo grupo Sana há uns anos. Desde então, o velho BBC passou a ser conhecido como SUD Lisboa Hall e a receber grandes eventos privados e festas temáticas. Já no primeiro andar do Piazza di Mare está agora o SUD Pool Lounge, com uma piscina; enquanto no rés-do-chão, bem perto do rio, funciona este SUD Terrazza, ideal para beber um copo ou tirar a barriga de misérias.

Publicidade
  • Noite
  • Cais do Sodré

Manuel João Vieira sabe o que faz: agarrou num edifício que servia a lota do peixe e transformou-o num bar e sala de concertos que não podia estar mais perto do mar. Perdão, do rio. O Titanic Sur Mer é o sucessor espiritual do saudoso Maxime, mas com uma programação musicalmente mais ecléctica. Dependendo da noite, tanto se pode ouvir jazz como samba e forró, músicas africanas e indie rock.

  • Noite
  • Cais do Sodré
Tokyo
Tokyo

Outro histórico do Cais do Sodré que transitou para junto do rio. O Tokyo ganhou uma nova casa e até partilha entrada com o irmão Jamaica. Mas há mais – os dois bares têm uma app própria, que permite aceder à programação, evitar as filas e até pagar bebidas no interior. Lá dentro, o Tokyo mantém a vocação para a música ao vivo com um pequeno palco.

Mais que beber

  • Noite

Dos bares do famoso coleccionador Luís Pinto Coelho às incursões no contemporâneo e instagramável Uni, Lisboa é linda e tem bares lindos. E o que vai abrindo pela cidade continua a preencher a quota necessária à manutenção deste título. Nesta lista não olhámos a fachadas e aparências exteriores; focámo-nos no que interessa, o que está lá dentro e a vista que temos pela frente quando nos sentamos e mandamos copos abaixo. Porque nem só os cocktails nos encantam e há muitas pérolas a conhecer, estes são alguns dos bares mais bonitos em Lisboa.

Os bares de vinho (ou wine bars, como lhes chamam os ingleses), as garrafeiras e as lojas da especialidade estão cada vez mais na moda e ainda bem. Afinal, o nosso vinho é um dos melhores do mundo e fica bem em diversas ocasiões. Seja para se refrescar a meio da tarde, aconchegar-se ao fim do dia ou até para lançar o mote numa noite de festa, reunimos os melhores bares de vinho em Lisboa, onde além de conseguir beber um copo consegue também picar um bom petisco.

Publicidade

A noite em Lisboa está de boa saúde, com uma oferta bastante diversificada de bares e espaços nocturnos, para ninguém morrer à sede nem de vontade de dançar. Mas a verdade é que não há assim tantos espaços verdadeiramente singulares. Se está à procura de um sítio diferente, para uma noite especial, no entanto, ainda existem umas quantas alternativas na cidade. E provavelmente não serão a primeira opção da maioria. Nesta lista encontra alguns bares temáticos em Lisboa, da era medieval ao tema do burlesco que parece arrecadar cada vez mais adeptos na cidade.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade