Numa Café
Mariana Valle Lima
Mariana Valle Lima

Os 20 melhores sítios para estudar em Lisboa

Está em época de exames? Tem uma tese para acabar? Há vários locais onde se pode concentrar.

Publicidade

Precisa de redobrar a atenção, silêncio, conforto, luz e de ver pessoas bem comportadas à sua volta? Há disso em Lisboa. Ou prefere trocar o ambiente de biblioteca pelo burburinho de fundo, o som da máquina do café e o vaivém de outras gentes? Também há disso em Lisboa. Pusemo-nos no lugar de um estudante e partimos à descoberta dos melhores sítios para queimar pestanas na cidade. Do café simpático com bolos à biblioteca de um palácio, eis 20 sítios para estudar em Lisboa. Prepare-se para ser o melhor do curso.

Recomendado: Dos códices e incunábulos ao Harry Potter: uma viagem pelas bibliotecas em Lisboa

Os melhores sítios para estudar em Lisboa

  • Compras
  • Avenidas Novas

Foi numa antiga loja de móveis portuguesa, perto do Campo Pequeno, que Giovanna Centeno e Samuel Miller abriram as portas da sua Good Company BooksNas estantes, os livros são apenas em inglês, mas entre os vários títulos há uma grande aposta nos autores lusófonos. Na parte do café, há mesas para sentar e no menu, além de bebidas à base de café, há também vinhos portugueses e alguma pastelaria. Se, no café, a azáfama se instalar, tem mais mesas e várias tomadas no andar de baixo, mais sossegado para estudar ou trabalhar.

Avenida Visconde de Valmor, 2 (Campo Pequeno). Ter-Sáb 09.00-19.00

  • Padarias
  • Avenidas Novas

Na Padaria Portuguesa, não é só pão que vai encontrar, também há pastelaria variada, menus de pequeno-almoço e de brunch. No número 39 da Avenida da República, pode usufruir da esplanada, mas se preferir ficar no interior, o espaço é grande e há muitas mesas à escolha. Talvez não seja o sítio mais sossegado, mas se o barulho não o incomodar, é uma boa opção.

Avenida da República, 39 (Saldanha). Seg-Dom 07.00-20.00 

Publicidade
  • Atracções
  • Bibliotecas, arquivos e fundações
  • Areeiro/Alameda

É uma das bibliotecas mais bonitas de Lisboa e está instalada num palácio construído em meados do século XVII, para servir de casa de campo aos Marqueses de Távora. Ganhou espaço com a sua renovação em 2017 e mantém um belo jardim em redor. Se escolher ficar no interior, tem mais luz e mais silêncio para ficar compenetrado nos estudos. Cá fora, pode sentar-se na relva ou no quiosque. É o ideal para sessões de estudo em grupo (e sempre evita quaisquer olhares indesejados dos mais silenciosos). 

Campo Pequeno. Ter-Sex 10.00-19.00, Seg e Sáb 13.00-19.00 (domingos, feriados e última quarta-feira de cada mês encerra às 14.00)

  • Cafeteria
  • Sete Rios/Praça de Espanha

O que é bom não precisa de estar no centro da cidade para dar nas vistas. Este café fica até numa zona pouco dada a este tipo de negócios, a Estrada da Luz. E é um achado para aproveitar. De que forma? A trabalhar, apreciando as janelas grandes e a luz que por elas entra, a tranquilidade do espaço e a boa música; a provar o iogurte com granola, os scones ou as torradas de pão alentejano ao pequeno-almoço, mais os menus de almoço a preços de amigo. Sempre nas calmas, claro.

Rua General Schiappa Monteiro, 2A (Benfica). Qui-Sex 09.30-18.00 e Sáb 09.30-16.00

Publicidade
  • Princípe Real

Na esquina da Rua da Escola Politécnica com a Rua do Arco a S. Mamede, destaca-se um café luminoso. Percebe-se a inspiração nórdica, minimalista e bonita. O café de especialidade é uma aposta, mas também a comida simples e saudável, cheia de cor e sem grandes invenções, como as tostas e bagels, as bowls e os smoothies. Para os que gostam de começar a estudar cedo, aqui vão poder aproveitar toda a luz do sol que entra pela manhã. 

Rua da Escola Politécnica, 94 (Príncipe Real). Seg-Sex 09.00-17.00, Sáb-Dom 09.00-18.00 

  • Atracções
  • Bibliotecas, arquivos e fundações
  • Alcântara

Instalada no antigo Palacete dos Condes de Burnay, está aberta ao público desde 2020. É a terceira maior da rede de bibliotecas públicas da cidade, fruto da intervenção que esteve a cargo da arquitecta Margarida Grácio Nunes. Com cinco pisos (o último com vista para o bairro e para o Tejo), a biblioteca tem uma loja, uma sala multiusos, um espaço para famílias, uma galeria e um jardim onde foi mantida uma fonte que continua a beber da ribeira de Alcântara.

Rua José Dias Coelho, 27-29 (Alcântara). Seg-Sáb 10.00-18.00 (na última quarta-feira de cada mês encerra às 14.00)

Publicidade
  • Atracções
  • Bibliotecas, arquivos e fundações
  • Marvila

É a maior biblioteca de Lisboa. Uma casa senhorial abandonada há décadas que reabriu em 2016, com um auditório de 172 lugares, duas áreas de leitura com mesas e computadores para trabalhar ou estudar, três salas pensadas para crianças e uma oficina de trabalhos manuais. Aqui, não lhe faltará espaço. 

Rua António Gedeão (Marvila). Seg-Sáb 10.00-18.00 (na última quarta-feira de cada mês encerra Às 14.00)

  • Atracções
  • Bibliotecas, arquivos e fundações
  • Lumiar

Também faz parte da rede de bibliotecas de Lisboa e fica em Telheiras, onde nasceu para dar ao bairro um espaço de promoção da leitura para todas as idades. O espaço tem todos os serviços de uma biblioteca, com um local próprio e sossegado para poder estudar sem distracções e com computadores, caso precise de apoio. A biblioteca dispõe ainda de uma fonoteca, para apoio especializado na área da música, sobretudo em tudo o que diz respeito à música portuguesa.

Estrada de Telheiras, 146 (Telheiras). Seg-Sáb 10.00-18.00 (na última quarta-feira de cada mês encerra Às 14.00)

Publicidade
  • Cafés
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A vista para a cozinha da Bread & Friends faz parar quem passa. É que o chef de padaria entra ao serviço pelas 03.30 (quatro horas antes do horário de abertura, às 07.30) e é possível vê-lo a trabalhar a partir da rua. Lá dentro, a paisagem estende-se, com uma das paredes em vidro. O conceito é do grupo Sana, que não se esqueceu do hábito bem português de beber café e apostou também numa máquina de torrefacção, instalada mesmo à entrada do espaço. Na hora de sentar, há muito por onde escolher, desde os sofás junto às tomadas, para se instalar com o computador, às mesas de grupo a um recanto mais aconchegante, junto à lareira. 

Avenida Fontes Pereira de Melo, 8 (Marquês de Pombal). Seg-Dom 07.30-20.00

  • Coisas para fazer
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Já foi um posto turístico, um cinema e um centro comercial. O Caleidoscópio é agora um centro de estudo da Universidade de Lisboa, um espaço já bastante conhecido por muitos estudantes. Fica no Jardim do Campo Grande, no piso superior do McDonald's, está aberto 24 horas por dia e tem 175 lugares sentados, wi-fi gratuito e equipamentos de impressão. O espaço está aberto a toda a comunidade universitária, mediante apresentação do cartão da Universidade. 

Campo Grande, 18. Seg-Dom 08.00-06.00

Publicidade
  • Grande Lisboa

A bandeira na Graça é só mais uma do império Copenhagen Coffee Lab. Em pleno Campo de Santa Clara, com direito a esplanada para os dias de sol, este espaço é perfeito para começar o dia ou acabá-lo. O café de especialidade, filtrado em V60 aeropress ou frenchpress, é a jóia da coroa, o tipo de bebida que casa bem com a tradicional pastelaria do Norte da Europa. É um café onde pode estar sossegado enquanto estuda ou trabalha, sem grande reboliço (a não ser que vá em dia de Feira da Ladra, às terças e sábados).

Campo de Santa Clara, 136 (Graça). Seg-Dom 08.00-18.00

  • Atracções
  • São Sebastião

Perdemos a conta das vezes que vimos gente deitada nos jardins da Gulbenkian a ler. Isso faz-nos crer que estes jardins da cidade são dos mais propícios a tal actividade, com vários recantos onde pode ficar mais sossegado e impedir que algum pato lhe vá picar as folhas do livro. É um sítio que pode sempre servir para um estudo mais leve.  

Avenida de Berna, 45A (Praça de Espanha). Qua-Seg 09.00-20.30, Ter 08.00-20.00

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Sete Rios/Praça de Espanha

Depois do Palácio dos Marqueses de Tomar, a Hemeroteca foi parar às Laranjeiras, onde pode aceder a mais de 12 mil títulos de jornais e revistas, incluindo raridades bibliográficas e bibliografia de referência para o estudo. Tem mesas e computadores disponíveis para fazer a sua pesquisa em condições decentes.

Rua Lúcio de Azevedo, 21B (Laranjeiras). Seg-Sáb 10.00-18.00 (na última quarta-feira de cada mês encerra às 14.00)

  • Coisas para fazer
  • Eventos literários
  • Alcântara

É provável que a maior parte das pessoas que aqui entra só pense em fotografar a bicicleta voadora que paira sobre as estantes altas de livros desta livraria da Lx Factory. Mas se não sabe, anote: a Ler Devagar tem um cafézinho com mesas e cadeiras num dos cantos. Um sítio ideal para ler um livro ou trabalhar ao computador – não há muito barulho, ainda que o ruído do entra e sai dos compradores possa incomodar alguns. Aponte a Ler Devagar como um local para estudar em grupo.

Rua Rodrigues de Faria, 103 (Alcântara). Seg-Dom 10.00-21.00

Publicidade
  • Lisboa

O número 38 da Rua Maria Andrade foi outrora uma concorrida padaria. De portas fechadas há vários anos, renasceu em 2021 como Maria Food Hub, um espaço com mais do que uma vocação, onde Miguel Leal, gerente, quer reunir e expor o que de melhor se faz no bairro dos Anjos, da gastronomia às artes. De segunda a domingo, de manhã à noite, a cozinha está aberta mais de 12 horas. E há um cantinho recatado perfeito para os mais estudiosos.

Rua Maria Andrade, 38 (Anjos). Seg-Dom 09.00-00.00

  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos
  • Benfica/Monsanto

Esteve fechado ao público por mais de um século, mas reabriu em 2017 depois de obras de recuperação. Além da biblioteca, tem também uma ludoteca, salas para exposições e concertos, um Centro Qualifica e um espaço de cowork com cerca de 30 postos de trabalho e três salas. Se quiser apanhar ar para desanuviar dos estudos tem os jardins interiores do palácio e uma cafetaria. 

Estrada de Benfica, 701A (Benfica). Seg-Sáb 09.00-22.00, Dom e Feriados 09.00-20.00

Publicidade
  • Atracções
  • Belém

Fica no piso 1 do Centro de Reuniões aquela que é a Sala de Leitura do Centro Cultural de Belém. Tem um fundo bibliográfico generalista, com enfoque nas áreas da Literatura e das Artes Visuais, para quem precisar de consultar uns livrinhos entre estudos. Há 40 lugares sentados, destinados à leitura e ao estudo, quatro computadores com acesso à internet e uma zona de leitura de jornais – esta de livre acesso. Para aceder à Sala de Leitura terá de se inscrever e fazer o cartão de leitor previamente, de forma gratuita e com validade de um ano.

Praça do Império (Belém). Seg-Sex 10.00-19.00, Sáb 10.00-17.30

  • Pastelarias
  • Chiado/Cais do Sodré
  • preço 2 de 4

Um dos grandes atractivos do The Mill dá pelo nome de tomada eléctrica. No plural, aliás. É perfeito para aqueles que preferem andar com o computador atrelado com dezenas de PDFs por ler ou uma tese para escrever. O café enche cedo, por isso atente nas horas a que está a pensar ir para lá. Conseguindo um lugar, acompanhe o estudo com um café – há três tipos, todos arábica, torrados a lenha em Lisboa.

Rua do Poço dos Negros, 1 (São Bento). Seg-Sex 08.00-15.00, Sáb-Dom 08.00-16.00

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Avenidas Novas
Cowork My Auchan
Cowork My Auchan

Ao supermercado na Avenida da República, a cadeia My Auchan juntou um espaço de cowork. E não paga nada para se sentar à mesa. Tem 130 metros quadrados e 20 lugares sentados, foi pensado para jovens empreendedores, profissionais liberais, startups (e, na verdade, público em geral) e à disposição tem wi-fi, salas para reuniões individuais, phone booth, zona de vending e copa. Pode ainda ser reservado para reuniões, basta falar com o responsável da loja.

Avenida da República, 59 (Campo Pequeno). Seg-Sex 08.00-21.00, Sáb-Dom 08.00-19.00

20. Work Cafe Santander

O Work Cafe Santander é um misto de agência bancária e cafetaria, onde se pode trabalhar, estudar, aceder a wi-fi gratuito e, claro, beber café. Nestes 250 metros quadrados na zona das Amoreiras, também há salas que podem ser reservadas para reuniões e apresentações. E não é preciso ser cliente do Santander para poder utilizar o espaço, que funciona entre as 08.30 e as 17.30, nos dias úteis.

Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, 21 (Amoreiras). Seg-Sex 08.30-17.30

Mais em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade