Foi Sempre a Agatha, Marvel, Agatha All Along
©Cortesia Chuck Zlotnick/MarvelFoi Sempre a Agatha
©Cortesia Chuck Zlotnick/Marvel

15 séries de magia para fugir do mundo real

Bruxas, vampiros e até bibliotecários à caça de seres fantásticos. Se é fã do sobrenatural, espreite estas séries de magia.

Publicidade

A magia abre muitas portas dentro do universo narrativo do cinema, mas não é só no grande ecrã que existem feiticeiros famosos, como Harry Potter ou O Feiticeiro de Oz. Na televisão, também há aventuras fantásticas para seguir, desde o dilema da bruxinha adolescente de As Arrepiantes Aventuras de Sabrina aos truques de magia dos estudantes da Universidade Brakebills de Pedagogia Mágica de The Magicians. Fomos à procura de séries de magia e encontrámos bruxas, vampiros, lobisomens e feiticeiros. É só escolher uma, acomodar-se no sofá, carregar no play e divertir-se.

Recomendado: Preguiça de ler? Estas séries baseadas em livros dão uma ajuda

15 séries de magia para fugir do mundo real

A Noite de Todas as Almas

Baseada na Trilogia das Almas, de Deborah Harkness, esta série britânica, que se estreou em 2018 na Sky One, acompanha Diana Bishop (Teresa Palmer), uma historiadora e bruxa, embora relutante, que descobre um manuscrito enfeitiçado na Biblioteca Bodleiana de Oxford e vê-se forçada a voltar ao mundo da magia, com a ajuda do misterioso geneticista e vampiro Matthew Clairmont (Matthew Goode). As três temporadas podem ser vistas na Max.

A Ordem

Para vingar a morte da mãe, Jack Morton (Jake Manley), caloiro na Universidade de Belgrave, entra para uma sociedade secreta, a Ordem Hermética da Rosa Azul, e acaba no meio de uma guerra entre lobisomens e adeptos das artes das trevas, com uma nova sociedade secreta pelo meio, a Ordem dos Cavaleiros de São Cristóvão, que combate a magia negra. Criada por Dennis Heaton e Shelley Eriksen, a série americana de terror e drama sobrenatural A Ordem estreou-se na Netflix em Março de 2019 e durou duas temporadas.

Publicidade

A Roda do Tempo

Baseada na saga homónima de Robert Jordan, esta série de fantasia cruza mitologias orientais e ocidentais, numa eterna e cíclica luta entre o Bem e o Mal. A primeira temporada centra-se em Moiraine (Rosamund Pike), que pertence a uma poderosa organização de mulheres, as Aes Sedai, e vai acompanhar cinco jovens numa viagem pelo mundo. Um deles profetizado como Dragão Renascido, ou seja, alguém que poderá salvar ou destruir a humanidade. Para ver na Prime Video.

As Arrepiantes Aventuras de Sabrina

Sabrina Spellman, criada originalmente pelo escritor George Gladir e pelo artista Dan DeCarlo para os comics de Archie, é provavelmente a mais famosa das bruxas. Depois de inúmeras adaptações para o pequeno e para o grande ecrã, “a bruxinha adolescente” faz sucesso na série da Netflix As Arrepiantes Aventuras de Sabrina, onde a magia e as diabruras andam de mãos dadas quando a meia-humana, meia-bruxa, tenta conciliar a sua vida de adolescente com o legado da família, a Igreja da Noite. Os primeiros episódios foram lançados em 2018 e a série teve quatro temporadas.

Publicidade

As Feiticeiras

É um remake da série original com o mesmo nome (tanto em português como no inglês Charmed), que foi emitida entre 1998 e 2006. Mas em vez de Holly Marie Combs, Alyssa Milano e Shannen Doherty (depois substituída por Rose McGowan), esta nova geração de irmãs feiticeiras conta com Madeleine Mantock, Melonie Diaz e Sarah Jeffery, as novas escolhidas. O enredo é semelhante: três irmãs descobrem que são bruxas (mas do bem) e que têm acesso a poderes e a um livro muito especial. E têm por missão dar cabo de tudo o que é demónio e forças do mal. Uma produção que não convenceu os fãs da série original, mas que pode fazer magia com novos aprendizes de feiticeiras. As quatro temporadas estão na Max.

Carnival Row

Esta série de fantasia neo-noir, estreada em 2019 na Prime Video, mostra como criaturas míticas fugiram da sua terra devastada pela guerra e se reuniram na cidade, onde as tensões aumentam entre os cidadãos humanos e a crescente população imigrante. No centro do drama, está a investigação de uma série de assassinatos por Rycroft Philostrate, um inspector da polícia de Burgue, protagonizado por Orlando Bloom, que é também ex-amante da fada Vignette Stonemoss (Cara Delevingne).

Publicidade
  • Filmes
  • Filme

Os motores da Marvel continuam a rodar a todo o gás. A actriz Kathryn Hahn volta ao papel de Agatha Harkness, após ter interpretado a poderosa bruxa na popular série WandaVision (2021). Nesta minissérie e spin-off, para apreciar na Disney+, Harkness está sem poderes e é ajudada por um adolescente gótico que a ajuda a livrar-se de um malévolo feitiço. É na lendária Witches Road que encontram um conjunto de desafios que, uma vez ultrapassados, recompensam uma bruxa com aquilo que necessita. Agatha e o misterioso adolescente reúnem um novo clã para enfrentar as provações. Tal como em WandaVision, a criadora é Jac Schaeffer, que desta vez também assume a realização do primeiro episódio.

  • Filmes
  • Filme

Transmitida pela BBC Two no Reino Unido e disponível para binge-watching na Prime Video, esta série é baseada no romance Bons Augúrios, de Terry Pratchett e Neil Gaiman, sobre como o anjo Aziraphale (Michael Sheen) e o demónio Crowley (David Tennant), acostumados a viver na Terra, tentam impedir a vinda do anticristo e a batalha final entre o Céu e o Inferno. Para já, foram lançadas duas temporadas e a produção conta com Neil Gaiman como showrunner.

Publicidade

Legacies

Hope Mikaelson (Danielle Rose Russell), descendente da linhagem mais poderosa de vampiros, lobisomens e bruxas, frequenta a Escola Salvatore para Jovens e Superdotados, um refúgio onde pode aprender a controlar as suas habilidades e impulsos sobrenaturais. Esta série dramática da The CW, e disponível na Max, é um spin-off de The Originals, que por sua vez é um spin-off de The Vampire Diaries, teve um total de quatro temporadas.

Locke & Key

Adaptação da banda desenhada de terror com o mesmo nome escrita por Joe Hill (vulgo Joseph King, filho de Stephen), esta série original da Netflix, sobre três irmãos que se mudam com a mãe para a mansão ancestral do pai e descobrem chaves mágicas que desbloqueiam poderes e segredos, terminou à terceira temporada.

Publicidade

Mundos Paralelos

Baseada na trilogia homónima (His Dark Materials, no original), de Philip Pulman, esta série de fantasia foi produzida para a BBC One e para a Max. Ambientada numa realidade alternativa, na qual todos os humanos têm companheiros animais chamados daemons, a história acompanha as aventuras da jovem Lyra (Dafne Keen), que descobre um segredo perigoso que envolve Lorde Asriel (James McAvoy) e Marisa Coulter (Ruth Wilson).

Shadow and Bone

Esta série de fantasia, disponível na Netflix, é adaptada dos livros da escritora Leigh Bardugo. O enredo passa-se no Reino de Ravka (inspirado na Rússia) e é narrado por Alina Starkova, uma adolescente órfã que descobre possuir um poder que desconhecia: a capacidade de manipular os quatro elementos e de os usar como armas. Mas, enquanto Alina procura aperfeiçoar as suas novas capacidades, há forças perigosas que conspiram contra ela.

Publicidade

O Protetor

A série original turca, disponível na Netflix, que acompanha a aventura épica de Hakan chegou ao fim em Julho de 2020, com a quarta temporada. Aproveite para fazer binge-watching e conhecer o jovem comerciante que vê o seu mundo ser virado de pernas para o ar quando descobre a sua ligação a uma ordem secreta ancestral, cuja missão é proteger Istambul.

The Witcher

Com base nos livros de culto do polaco Andrzej Sapkowski, The Witcher, que antes de chegar à Netflix fez sucesso como jogo de vídeo, conta a história de Geralt de Rivia (Henry Cavill), um solitário feiticeiro e caçador de monstros, que se vê forçado a juntar forças com uma poderosa feiticeira (Anya Chalotra) e uma jovem princesa (Freya Allan), guardiã de um importante segredo. Tem cenários grandiosos, um elenco diverso, um universo mágico e muita acção.

Publicidade

Wednesday

Tim Burton foi buscar uma das personagens de A Família Addams, a jovem Wednesday Addams (Jenna Ortega), para ser a protagonista desta série que leva o seu nome e segue as suas peripécias enquanto estudante na Nevermore Academy. Wednesday combina o sobrenatural e o policial, pondo a adolescente a investigar, usando os seus poderes psíquicos, uma série de assassínios que têm ocorrido na localidade perto da escola.

Mais que ver

  • Filmes

Entre conteúdos originais e reaproveitados (ou mesmo ressuscitados), a Netflix está sempre a testar a nossa resistência ao chamamento do binge watching. Títulos como Gambito de DamaOzark, Stranger Things ou The Crown são um espelho do melhor que a plataforma consegue produzir. Outros, como Breaking Bad Arrested Development, são óptimos exemplos de como levar audiência ao seu moinho (o streaming) por meios comprovados. A apontar-lhe alguma coisa, será a oscilação de conteúdos: estamos sempre na vertigem de ver a nossa série favorita desaparecer do catálogo. Por isso, não perca tempo: prepare-se para uma maratona e siga estas sugestões das melhores séries para ver na Netflix.

  • Filmes

A Apple TV+ é um serviço de streaming com um catálogo limitado, mas ao contrário do que possa parecer isso não é uma desvantagem. Em época de abundância, os espectadores encontram aqui um porto seguro, que tenta ter uma oferta mais apostada na qualidade do que na quantidade. O foco são as produções originais, que a pouco e pouco vão tornando o serviço incontornável para quem gosta de boa televisão. Há de tudo, das séries de grande orçamento (destaque para Mestres do Ar) às sitcoms surpreendentes (olá, Ted Lasso), da ficção científica (ponto extra por Dark Matter) às séries documentais de fôlego (1971: The Year That Music Changed Everything é uma pérola). Feitas as contas, há 20 séries da Apple TV+ que tem de ver.

Publicidade
  • Filmes

O Disney+ tornou-se, em tempo recorde, um dos serviços de streaming com mais subscritores no mundo. Casa da Fox, da National Geographic e da Lucasfilm, além das produções da Disney, da Pixar e da Marvel, tem um catálogo cada vez mais diversificado. E a nova área de entretenimento Star trouxe dezenas de séries (e filmes) para a plataforma, incluindo sucessos de audiências como Uma Família Muito Moderna, um dos títulos recentes que não conseguimos retirar desta lista de sugestões. É certo que ambém por aqui se encontram clássicos como Ficheiros Secretos, Segurança Nacional, Perdidos ou PatoAventuras (sim, Ducktales, uh-uh). Mas é preciso avançar. Eis as 20 melhores séries para ver no Disney+ agora.

  • Filmes

O serviço de streaming e video on demand espanhol chegou a Portugal em 2016, quase uma década após ter nascido, munido de cinema independente e grandes clássicos da sétima arte. Mas aqui falamos de séries, num catálogo que também tem uma curadoria muito particular na selecção de produções. E Portugal não foge à lista da Filmin, com Aleixo Psi ou Ruth, entre outras produções nacionais presentes da plataforma de nuestros hermanos. São muitos os tesouros que os verdadeiros cinéfilos aqui podem encontrar, num dos catálogos mais independentes (e por vezes supreendente) do streaming.

Publicidade
  • Filmes

O serviço Amazon Prime inclui muitas e diferentes coisas, desde entregas gratuitas de produtos comprados na loja online até um catálogo de canções, livros, filmes e séries em streaming, entre outras vantagens. Mas nas linhas que se seguem vamos concentrar-nos nas suas melhores séries. No cardápio, há clássicos para rever, mas também títulos mais recentes e conteúdos originais que merecem o nosso valioso tempo, de The Office a Fleabag e a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder. Estas são as 20 séries que valem mesmo a pena na Prime Video.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade