Guillermo del Toro
©DRO Gabinete de Curiosidades, de Guillermo del Toro'
©DR

13 séries de terror que metem medo ao susto

É um género com séculos de vida (e de morte) e continua a dar que falar. No streaming, estas 13 séries de terror são um mal que vem por bem.

Publicidade

O dicionário diz-nos que terror é sinónimo de grande medo, de pavor e de pânico. Infelizmente é um conceito presente na vida real, mas por outro lado, e felizmente, é um género literário e também cinematográfico em que podemos testar alguns limites emocionais (e, por vezes, estomacais). Há bem mais do que duas mãos cheias de séries no streaming em que o terror é a palavra de ordem, seja causado por fantasmas, monstros ou apenas pessoas horríveis. Para este apanhado terrorífico, escolhemos 13 séries de terror que podem ser encontradas em vários serviços de streaming disponíveis em Portugal. Tenha medo, muito medo.

Relacionado: As estrelas do cinema e da televisão que morreram até agora em 2024

Séries de terror para ver no streaming

30 Monedas

O espanhol Álex de la Iglesia (O Dia da Besta, Perdita Durango) é o realizador e um dos criadores desta série de terror cujo protagonista é o padre exorcista Vergara, que é colocado pelo Vaticano numa remota localidade do seu país. Quando a cidade começa a ser assolada por fenómenos sobrenaturais, o sacerdote junta-se ao presidente da câmara local e a uma veterinária, para os investigar, fazendo uma descoberta assombrosa.

HBO Max

All of Us Are Dead

O apocalipse zombie entra numa escola secundária sul-coreana, o epicentro da desgraça, após um professor de ciências realizar uma horrível (e desastrosa) experiência. Encurralados, os adolescentes tentam proteger-se uns aos outros para conseguir abandonar as premissas antes de se tornarem parte do problema. Ao mesmo tempo, os alunos continuam a ter de lidar com as questões de sempre, do romance ao bullying e a todas as angústias que a adolescência acarreta.

Netflix

Publicidade

A Maldição de Bly Manor

A equipa de criativos que nos assustou com o terror sobrenatural de A Maldição de Hill House (2018) não se deu por satisfeita e dois anos depois voltou a arrepiar. As duas histórias são independentes e esta é baseada em Calafrio, de Henry James (1898), narrando o estarrecedor quotidiano de uma ama americana (Victoria Pedretti) contratada para cuidar de duas crianças órfãs, numa casa de campo. A trama passa-se na Inglaterra dos anos 1980, carregando nas tintas da literatura gótica, com aparições, sugestões e deambulações pouco aconselháveis a espectadores agitados e impressionáveis. Além de Pedretti, também Oliver Jackson-Cohen, Henry Thomas e Kate Siegel transitam do elenco da maldição anterior para o desta.

Netflix

American Horror Stories

Entre temporadas da série original, os criadores de American Horror Story – Ryan Murphy e Brad Falchuk – lançaram esta nova série, que tem o título no plural por ser composta por episódios independentes, como outras séries clássicas do género, em vez de ter um formato antológico. É, além disso, dirigida a um público mais jovem do que a série-mãe. Cada episódio lida com temas que têm a ver com mitos do terror, lendas ancestrais ou urbanas, ou narrativas populares sobrenaturais.

Disney+

Publicidade
  • Filmes
  • Filme

Com mais de 400 milhões de cópias vendidas em todo o mundo desde o primeiro lançamento, em 1992, a série de livros Arrepios regressou ao ecrãs. A primeira temporada desta adaptação baseia-se em elementos de cinco dos livros mais populares, como "O Sorriso da Morte", "A Máscara Maldita", "O Feitiço do Relógio de Cuco", "A Vingança das Minhocas" e “A Noite do Boneco Vivo”, numa trama cheia de mistério, em que um grupo de cinco estudantes do ensino secundário investigam a morte trágica de um adolescente que morreu há 30 anos.

Disney+

Chucky

O diabólico boneco que nos anos 1980 pôs em risco a relação das crianças com os seus brinquedos ganhou uma série, estreada em 2021. Possuído por um assassino em série, Chucky tem aterrorizado o público há largas décadas, ao longo das quais foram produzidos oito longas-metragens, e chegou ao pequeno ecrã numa série que é uma sequência directa de Cult of Chucky (2017) e no elenco conta com caras conhecidas deste universo, como os actores Brad Dourif (a voz de Chucky), Jennifer Tilly, Billy Boyd, entre outros.

SkyShowtime/ SYFY

Publicidade

Eles

Após uma primeira temporada focada numa família negra que se muda para um bairro branco de Los Angeles nos anos 50, a série antológica de terror negro (com histórias e personagens afro-americanos) regressa para uma segunda temporada – Eles: O Medo. Desta vez, a acção decorre na mesma cidade, mas em 1991, e acompanha uma detective de homicídios encarregue de resolver um novo caso: o assassinato de uma mãe adoptiva. A actriz Deborah Ayorinde, protagonista na primeira temporada, muda para o papel da detective, num elenco que conta com a icónica Pam Grier.

Prime Video

From

Uma família em viagem perde-se pelo caminho e vai parar a uma enigmática vila no coração dos EUA. Problema: ninguém consegue sair de lá. Entre o mistério e o terror, os habitantes lutam pela sobrevivência, enquanto tentam desvendar os macabros segredos deste território rodeado por uma ameaçadora floresta com criaturas sinistras. From mistura a tensão e o terror a uma série de dilemas humanos que os personagens têm também de enfrentar, em particular sobre o que significa estar preso e ser realmente livre.

Max

Publicidade

Let The Right One In

Let the Right One In é o nome de um livro do autor sueco John Ajvide Lindqvist, adaptado duas vezes para cinema. E chegou ao formato série, numa produção que faz algumas alterações à história original. A série é passada na movimentada Nova Iorque e envolve uma investigação policial que decorre em paralelo à missão de Mark (Demián Bichir) que tenta encontrar a cura para a filha Eleanor (Madison Taylor Baez), transformada em vampira há apenas dez anos. Nesta adaptação, o melhor amigo da pequena vampira é Isaiah (Ian Foreman), um rapaz vítima de bullying.

SkyShowtime

O Gabinete de Curiosidades

Série antológica criada por Guillermo del Toro, que convidou vários realizadores e actores de créditos firmados para contar e adaptar histórias de terror, dos arrepios clássicos ao grotesco, passando pela magia e pelo gótico. Estão prometidos oito episódios “igualmente sofisticados e sinistros”, incluindo dois escritos pelo realizador de O Labirinto do Fauno.

Netflix

Publicidade

Servant

M. Night Shayamalan produziu e realizou os primeiros episódios desta série de mistério e terror. Dorothy e Sean Turner são um casal de Filadélfia enlutado após uma tragédia indescritível que os atingiu e que, além de corroer o seu casamento, abre a porta a uma força misteriosa que lhes entra casa adentro, na pessoa de uma jovem ama seca. Interpretações de Lauren Ambrose, Toby Kebbell, Nell Tiger Free e Rupert Grint.

Apple TV+

Sobrenatural

Durante 15 temporadas, os irmãos Sam e Dean Winchester (Jared Padalecki e Jensen Ackles) fizeram das tripas coração, desceram ao Inferno e ascenderam ao Céu, para lutar contra todo o tipo de forças do Mal que ameaçavam a humanidade. Estes "caçadores", como se intitulava a comunidade de pessoas que dedicavam a sua vida ao ofício de aniquilar demónios (e também tudo, mas tudo o que possamos imaginar no campeonato das forças maléficas) pousaram as armas em 2020, mas ainda há fãs a pedirem mais. Até agora, só tiveram direito à prequela Os Winchesters (Max), que acompanha os pais destes manos, mas foi cancelada à primeira temporada.

Prime Video/ Max

Publicidade

The Outsider

Adaptação em dez episódios de um livro do inevitável Stephen King, com Ben Mendelsohn na pele de Ralph Anderson, um detective de Cherokee City, Georgia, a investigar a escabrosa morte de Frank Peterson. O corpo do rapaz é encontrado mutilado, com marcas de dentadas e coberto de saliva humana, e as provas apontam indubitavelmente para Terry Maitland (Jason Bateman). Mas as contradições amontoam-se e a chegada de uma personagem extraída de Mr. Mercedes, embora muito alterada, a excêntrica Holly Gibney (Cynthia Erivo), vai levantar a hipótese de o homicida ser uma criatura que muda de figura para matar crianças. Será?

Max

Para depois do medo

  • Filmes

Começou por estar mais virado para conteúdos familiares, mas hoje é mais do que isso. Estas são as séries do Disney+ que merecem atenção.

Publicidade
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade