pesca
©Manuel Manso
©Manuel Manso

Mesas da semana: restaurantes com esplanadas interiores

Vá para fora lá dentro e apanhe uma brisa nestes restaurantes com esplanadas interiores.

Publicidade

É preciso entrar em cada um destes restaurantes para ver a luz – a maior parte não tem uma esplanada grande e à vista de todos na frente. Têm, antes, uma espécie de jardim de Inverno, mais ou menos secreto, onde pode ter o melhor de todos os mundos: nos dias de vento, fica mais abrigado enquanto come, nos dias quentes de Verão passa aquela brisa leve, sem ficar com o cocuruto muito quente. Alguns têm-nas mais modernas, com pérgolas retrácteis, outros mais tradicionais, com oliveiras pelo meio. Vá para fora lá dentro num destes restaurantes com esplanadas interiores em Lisboa.

Recomendado: Os melhores novos restaurantes em Lisboa 

Restaurantes com esplanadas interiores

  • Haute cuisine
  • Princípe Real
  • preço 4 de 4

Diogo Noronha voltou a mergulhar para os novos menus Maré e Maresia do restaurante onde a sustentabilidade é a palavra de ordem. Um dos novos pratos é uma homenagem à sardinha, com um cremoso de grão de bico, pimentos vermelhos e citrinos. Nos principais, foi pescar garoupa da pedra e anchova dos Açores. Para comer e beber acompanhado por um cocktail de Fernão Gonçalves no jardim de Inverno, perfeito para o Verão.

  • Italiano
  • Princípe Real

A pizzaria que acaba de se estrear no Time Out Market tem no Príncipe Real uma das melhores esplanadas interiores da cidade, com vista para o Jardim Botânico. A massa das pizzas é feita com farinha 00 e cozida em forno de lenha abastecido a azinho. Peça a de salsiccia e provola affumicata ou a sazonal de figos e presunto.

Publicidade
  • Cafés
  • Chiado

Tem esplanada no largo mas é a lá de dentro que aconchega: nos dias de Verão vem uma brisa, nos de Inverno emprestam uma mantinha. Desde 2006 que lá está Dolores Lopes a empratar sandes e hambúrgueres e especialidades do Médio Oriente. Ao domingo há dois menus de brunch. 

  • Padarias
  • Lisboa

A segunda loja da marca de bagels que se estreou em Campo de Ourique tem 80 lugares na sala e um jardim interior perfeito para os brunches mais demorados (o menu é 13,50€). Há seis variedades de bagels, saladas e sopas do dia. 

Publicidade
  • Princípe Real

É um dos melhores restaurantes vegetarianos da cidade e tem, claro, um jardim para apurar os  sentidos sentado à mesa. O buffet de almoço tem tudo e mais alguma coisa: sopa de lentilhas, caris de tofu e ervilhas, seitans tandooris, estufados de cenoura com harissa e sobremesas. O serviço à carta está disponível ao jantar.

  • Japonês
  • Princípe Real
Yakuza First Floor
Yakuza First Floor

O restaurante japonês de Olivier Costa tem várias salas à escolha, um enorme balcão para quem gosta de ver os sushimen em acção e um jardim de Inverno. Aos domingos há brunch japonês, que é como quem diz, um brunch com sushi e comida japonesa em formato buffet. Como qualquer bom brunch, tem panquecas, estas de matcha com frutos vermelhos.

Publicidade
  • Asiático contemporâneo
  • Chiado/Cais do Sodré
  • preço 3 de 4

Foi o terceiro restaurante do chef Kiko Martins em Lisboa e aquele onde mergulhou nas gastronomias da Ásia. Tem uma sala espaçosa e uma esplanada interior com tons quentes. Nos pratos frios estão os noodles vietnamitas com lavagante, o ceviche do Laos e o tataki de espadarte rosa. Nos quentes, há rosbife coreano e o arroz thai com barriga de leitão.

  • Português
  • Carnide/Colégio Militar
  • preço 2 de 4

Neste restaurante tradicional de Carnide é obrigatório provar o polvo à lagareiro ou o naco do lombo na pedra. A sala, clássica e com arcadas em pedra, é enorme mas há sempre uns lugarzinhos ao sol no jardim interior.

Os melhores restaurantes em Lisboa por zona

Não vamos falar do subsolo do Centro Comercial do Campo Pequeno para falar de bons restaurantes no Campo Pequeno. Estas refeições fazem-se com vista para a luz da rua e para as largas Avenidas Novas, em restaurantes na zona da praça de touros do Campo Pequeno. Nesta área tanto se come num tasco como num dos restaurantes de cozinha tradicional portuguesa da chef Justa Nobre; tanto se come sushi como marisco do rio à maneira portuguesa. Este campo é grande no sabor e está minado de opções: damos-lhe oito dos melhores restaurantes no Campo Pequeno.

A requalificação do jardim de Santos, abandonado durante anos, é uma das provas de que a zona está pronta para deixar de ser apenas de noite e copos. Há uma série de novidades a florescer, dos restaurantes de tacos com nome ousado a opções mais saudáveis, e restaurantes de sempre, capazes de o manter de barriga cheia de manhã até à noite. Como a descer todos os santos ajudam, fomos até lá para lhe facilitar a vida e dizer-lhe quais os restaurantes em Santos que deve conhecer. No fim passe na Davvero, que passou a fábrica para a zona, para comer um gelado artesanal italiano.  

Publicidade

Passar o dia a saltar de praia em praia citadina e aproveitar para comer como deve ser? Confere. Passar umas horas no Parque dos Poetas de barriga para o ar e fechar a tarde com uma barrigada de dim sum como deve ser? Fácil. Espreitar o Palácio do Marquês e encontrar a saída dos jardins labirínticos num ensopado de borrego como deviam ser todos? Com certeza. Meta-se no comboio ou apanhe a marginal e vá à confiança. Preparámos uma lista dos melhores restaurantes em Oeiras para que nada lhe falte. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade