Acarajé da Carol
©Inês Félix
©Inês Félix

Restaurantes para celebrar o aniversário em Lisboa

Para juntar muitos amigos ou festejar o seu dia a dois, aqui tem várias hipóteses de restaurantes para celebrar o aniversário em Lisboa

Publicidade

Quando se aproxima a data do aniversário, há quem se dedique a procurar o melhor espaço para celebrar com amigos, escolhendo os melhores menus de grupo para uma festa em grande ou quem procure o conforto e intimismo de um restaurante para um jantar a dois, para uma festa mais pacata. A verdade é que Lisboa está cheia de boas opções de restaurantes para celebrar o aniversário e estas são as nossas sugestões: chineses com mesas redondas giratórias, jarros de margarita para fazer uma festa de bar aberto ou outros mais caros, escolhidos só para largar uma nota nestas ocasiões especiais. 

Recomendado: Os melhores sítios para jantares de grupo em Lisboa

Restaurantes para celebrar o aniversário em Lisboa

  • Mexicano
  • Grande Lisboa

É o primeiro restaurante de rua da marca Guacamole, que serve comida mexicana em centros comerciais como o Colombo ou o Alegro Alfragide. Na loja do 8 Building há tudo o que se espera deste mexicano: os burritos recheados à vontade do freguês, as saladas, os totopos para molhar em pico de gallo, molho de queijo derretido ou um creme de feijão. A juntar a tudo isto há jarros de margarita — o que, na altura de marcar uma jantarada de aniversário com amigos, pode ter muito peso. Isso e os preços acessíveis.

  • Italiano
  • Princípe Real
  • preço 2 de 4

Para celebrar o aniversário e levar a criançada, convém entretê-los à mesa. A versão portuguesa do restaurante italiano de Jamie Oliver, além de três pisos e dois terraços com vistas incríveis para o castelo, tem menus infantis e desenhos para pintar. A comida, essa, agrada a todos: há tábuas de enchidos ou em versão vegetariana para partilhar, hambúrgueres, massa fresca, pizza e as sobremesas mais conhecidas do chef, como o brownie ou o cheesecake. 

Publicidade
  • Chinês
  • Martim Moniz

O Hua Ta Li, além de toalhas de pano a dar um ar de sala de casamento (e toda uma pompa e circunstância para o seu aniversário), tem mesas redondas com uma plataforma giratória em vidro para os pratos serem partilhados por todos os comensais. Tem todos os clássicos: dos crepes chineses e sopas wonton aos pratos quentes como o chop suey de gambas ou de vaca e o pato à Pequim.

  • Global
  • São Vicente 

A fotógrafa Adriana Freire sonhou ter uma cozinha cheia de gente, como se fosse uma casa de família onde todos se reúnem à volta da mesa e há sempre alguém a cozinhar. Assim nasceu a Cozinha Popular da Mouraria onde não há serviço de mesa: cada pessoa vai buscar o seu prato e senta-se onde quiser. É o sítio perfeito para reunir a malta toda, fazer muitos brindes ruidosos ou até montar piñatas, sempre a comer comidinha caseira, começando pela focaccia.

Publicidade
  • Português
  • Castelo de São Jorge
  • preço 3 de 4

Para uma celebração a dois, marque mesa no Prado de António Galapito, onde o chef trabalha o gado e vegetação orgânica. Usa os ingredientes que os produtores portugueses lhe dizem que estão bons e, por isso, não tem uma carta propriamente fixa. Todos os dias há qualquer coisa que muda, dos cortes aos peixes. Peça opinião à sommelier na altura de escolher o vinho: a carta está carregada de opções naturais e uma ocasião especial pede um vinho à altura.

  • Italiano
  • Chiado

É um achado para fanáticos de autêntica comida italiana. É uma pequena trattoria, de mesas com toalhas aos quadrados vermelhos, com um vero italiano na cozinha, Marcello, a fazer grandes pratadas de boas pastas, como o spaghetti carbonara, o bucatini all’amatriciana ou os gnocchi alla sorrentina e a servir um tiramisù de ir aos céus (com jeitinho, pode pedir um tabuleiro inteiro para fazer de bolo de aniversário). Um pormenor a que deve estar atento: a televisão está sempre sintonizada nos canais italianos e isso é meio caminho andado para nos sentirmos mesmo em Itália. 

Publicidade
  • Brasileiro
  • Bairro Alto
  • preço 2 de 4

A brasileira Carol começou por fazer acarajés por encomenda e em 2017 encontrou um espaço à sua medida no Bairro Alto, localização sempre ideal para celebrações que querem continuar para além do jantar, num rally bares. Aqui servem-se doses generosas de pratos do receituário baiano: moqueca de peixe, escondidinhos de carne de sol, vegetariano ou de camarão, e bolinhos pequenos como acarajés, abarás ou bolinhos de estudante. Ao domingo há feijoada brasileira com tudo a que tem direito. 

  • Chinês
  • Lisboa
Chinês Chong Qing Hot Pot
Chinês Chong Qing Hot Pot

Este restaurante chinês em Arroios é ideal para um jantar interactivo e para conhecer uma especialidade rara de encontrar em Lisboa: o hot pot chinês, uma espécie de fondue. É peparado com uma panela de caldo de sopa na mesa de jantar e, ao lado, vem uma variedade de legumes e proteína, para ir cozinhando. Meta família toda a fazer o seu próprio jantar de aniversário.

Publicidade
  • Italiano
  • Alcântara

Neste restaurante há uma única mesa corrida onde cabem 50 pessoas, toalhas aos quadradinhos como convém num verdadeiro italiano e pizzas finas e estaladiças. É A Mesa, no Lx Factory, um restaurante ideal para toda a família, seja para encher o espaço só com a sua festa de anos ou fazer amigos novos num dia especial.

+ Restaurantes com mesas comunitárias em Lisboa

  • Grande Lisboa

O beach club mais recente da Costa da Caparica é uma boa opção para quem faz anos no Verão, para manter os pés no areal depois de um bom dia de praia, ou para os que fazem anos no Inverno matarem saudades dos dias mais quentes. E agrada a todos os amigos e familiares: tanto há mariscada, há entradas frescas, pratos de peixe grelhado, massas frescas e pizzas. 

Publicidade
  • Alcântara

As Docas são sempre local de romaria quando falamos de ver a bola, até porque o clássico Irish&Co está ali mesmo ao lado. Mas há outro espaço que tem uma esplanada agradável para ficar a ver os jogos e é perfeito para ir em família, até porque tem uma zona de infantil bem grande: a Doca de Santo. Tem mais de 22 anos mas a nova gestão, feita pelo grupo Capricciosa, resolveu renovar a decoração e a carta com a expertise do grupo José Avillez, um dos accionistas. Além de novos pratos internacionais, como ceviches, tártaros, boas chamuças e caris, há risoto de cogumelos e o bife à Doca de Santo de sempre.  

  • Global
  • Cascais

Um clássico que sobreviveu aos gloriosos anos 50 e 60 da Costa do Sol: por ali passaram famílias reais, políticos, intelectuais e espiões. Tanto há cocktail de marisco nos “acepipes”, como o bife raspado nos pratos ou a banana flambé nas sobremesas. É o restaurante perfeito para ir em família e dizer que "é só desta vez, são os meus anos".

Aniversário em Lisboa

  • Coisas para fazer

Juntar amigos à volta da mesa é sempre uma ideia infalível para celebrar qualquer aniversário, num desses restaurantes perfeitos para jantaradas de grupo. Mas nem tudo tem de ficar entre a faca e o garfo. Se quer surpreender a sua família e amigos, fazer deles convidados especiais da ilustre celebração do seu aniversário, faça-se ao piso e pense num plano diferente do habitual. Na relva, no salão, em cima de uma árvore ou de laser na mão – há ideias do arco da velha, mas que vão fazer um brilharete junto dos mais queridos.  

Cenário: ficou de comprar o bolo de anos de filho/marido/mulher/sogro/padrinho/melhor amigo (riscar o que não interessa) e tem meia hora para resolver o problema. Nestas dez lojas e pastelarias em Lisboa, mais tradicionais e de bairro ou mais recentes, a montra está sempre composta com algumas especialidades para pegar e levar portanto é altamente provável que desencante um bolo de aniversário de última hora e ainda faça um brilharete quando começarem a circular as primeiras fatias. Dos pesos pesados de Lisboa às lojas de bolos mais recentes, aqui está a nossa selecção para safar a festa de anos em bom.  

Publicidade
  • Miúdos

No recato do lar ou fora de portas? Com animação ou na onda do DIY? Num museu perfeito para miúdos ou num dos melhores parques e jardins da cidade? Depende da disponibilidade, da paciência e do número de zeros na conta bancária dos pais – mas nesta lista encontra as melhores festas de aniversário para crianças em Lisboa à medida de todos. Afinal, eles esperam 363 dias pela chegada deste dia (o único momento capaz de rivalizar com o aniversário deve ser o Natal...), as expectativas estão ao rubro e o melhor presente que lhes pode dar é uma festa inesquecível. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade