Time Out Market Lisbon turns 10!
Photograph: Joana Freitas
Photograph: Joana Freitas

O melhor da cidade debaixo do mesmo tecto: os restaurantes do Time Out Market Lisboa

Passamos a vida a dizer que é o lugar que reúne o melhor da cidade. Eis uma visita guiada por todos os restaurantes do Time Out Market Lisboa.

Publicidade

Uma revista que se come e bebe. Consegue imaginar uma coisa assim? O Time Out Market Lisboa, no Cais do Sodré, é a Time Out Lisboa em 3D, para comer e beber em vez de folhear e ler. Para não se perder entre as páginas do Mercado da Ribeira – perdão; os balcões e os restaurantes  fazemos-lhe uma visita guiada pelo espaço, que reúne o melhor da cidade debaixo do mesmo tecto. Há uma ala de chefs, muitos deles premiados com estrelas Michelin, e especialidades para todas as horas e todos os gostos, para todas as idades e até para todas as alergias e intolerâncias. Está aberto todos os dias, das 10.00 às 00.00.

Recomendado: O Time Out Market chegou ao Porto. Descubra os restaurantes e chefs que lá vai encontrar

Os restaurantes do Time Out Market

  • Cais do Sodré

A Azul é uma marisqueira que respeita os dois princípios básicos desta arte: servir marisco fresco e a cerveja gelada. A garantia de marisco fresco é dada por Manuel Aguiar, uma das pessoas que mais sabe do assunto em Portugal. As ameijoas à Bulhão Pato, os camarões-tigre e a mariscada Azul são pratos obrigatórios, assim como o prego para finalizar.

  • Cais do Sodré

A mesma equipa do Libertà da Avenida da Liberdade abriu no mercado um espaço mais casual, mas onde a boa comida italiana, simples e autêntica, é o mote. Aqui o foco é a pasta fresca que é feita no balcão mesmo em frente aos clientes, saltando directamente para a panela e depois para o prato. Um Fettucine all’Amatriciana, um Gnocchi alla norma, uma Lasagna ou uma bela foccacia são alguns dos pratos que se podem provar aqui.

Publicidade
  • Cais do Sodré

De um balcão em Belém para um outro balcão e esplanada no Time Out Market, O Frade trouxe a sua cozinha de alma alentejana que percorre, no entanto, toda a cozinha tradicional portuguesa. O arroz de Pato à Frade, a empada especial ou o Coelho de Coentrada são pratos imperdíveis, acompanhados pelos vinhos de Talha.

  • Cais do Sodré

Um dos grandes clássicos da cidade desde 1982. Para o mercado trouxe muitos dos pratos que conquistaram diferentes gerações de lisboetas, como as amêijoas feitas na cafeteira, o Pica-Pau de bife do lombo e batatas fritas às rodelas ou a cabeça de garoupa no forno.

Publicidade
  • Grande Lisboa

Em 2014, trouxemos para o mercado uma pequena versão do Monte Mar original em Cascais, com quase tudo menos as ondas. Veio o peixe e o marisco da nossa costa, mas também o prato clássico de Cascais: os filetes de pescada com arroz de berbigão e molho tártaro.

  • Cais do Sodré

Ganharam o concurso de novos talentos promovidos pela Time Out e, por isso, conquistaram um lugar no Time Out Market desde a abertura do mercado, e no coração dos lisboetas desde que nos apresentaram croquetes com sabores incríveis como o de vitela tradicional, o de cozido à portuguesa, de alheira de caça e grelos ou o de bacalhau com chouriço.

Publicidade
  • Português
  • Grande Lisboa

Se é o melhor bife da cidade que querem, não procurem mais. O bife do Café de São Bento foi eleito pela Time Out como o melhor bife de Lisboa. O corte é alto, a carne tenra, o molho especial, com manteiga, sal e os sucos da carne, é perfeito para afogar as batatas fritas que vêm ao lado.

  • Cais do Sodré
Sea Me
Sea Me

O Sea Me foi percussor de um movimento de modernização dos restaurantes que serviam peixe e marisco, juntando no mesmo espaço uma petisqueira moderna com marisqueira, peixaria, sushi, entre outros. Os niguiris de sardinha são imperdíveis.

Publicidade
  • Cais do Sodré

Vinda do sul do país, Susana Felicidade trouxe a cozinha algarvia da costa vicentina para o Time Out Market, primeiro enquanto Cozinha da Felicidade, onde modernizou o conceito de tasca moderna, depois em nome próprio na ala dos chefs.

  • Europeu contemporâneo
  • Cais do Sodré

Um dos nomes mais consistentes da gastronomia portuguesa, percursor da cozinha de chef no país. Para o Time Out Market, o chef do Porto trouxe a sua comida de conforto, expressa em pratos como o famoso Bacalhau à Brás, o arroz de vitela e enchidos ou a Francesinha.

Publicidade
  • Cais do Sodré

Henrique Sá Pessoa é um dos chefs mais mediáticos da nossa praça, não só porque aparece em vários programas de TV, mas também porque é dos chefs mais reconhecidos por cá e além-fronteiras, com duas estrelas Michelin e restaurantes fora do país. No seu espaço no mercado apresenta uma selecção de pratos que o tornaram famoso como o leitão confitado 24h.

  • Cais do Sodré

Uma das referências da nova gastronomia portuguesa, Marlene Vieira tem sido uma das vozes mais activas pela valorização das mulheres nas cozinhas profissionais, a par do trabalho que tem feito em promover o melhor da cozinha tradicional portuguesa. A fila no seu restaurante diz muito.

Publicidade
  • Cais do Sodré

Francês residente em Portugal há mais de 20 anos. A sua cozinha é sofisticada, mas baseada em produtos simples, sazonais e de grande qualidade, o que já lhe valeu uma estrela Michelin no seu restaurante Epur. Para o mercado trouxe uma versão mais descontraída da sua cozinha.

  • Cais do Sodré

Um dos maiores clássicos da gastronomia nacional, o prego, deu origem a uma das marcas lisboetas mais conhecidas da cidade. Mas nem só de pregos de carne vive este restaurante, onde além do clássico se pode também provar outras versões modernas com peixe, como o Burger de salmão e choco.

Publicidade
  • Grande Lisboa

Num pequeno espaço, o chef Maurício Vale conseguiu reunir uma excelente amostra da gastronomia continente asiático com bons exemplares como o Pad Thai da Tailândia, os baos do Japão, os caris da índia, entre tantos outros sabores exóticos.

  • Pizza
  • Cais do Sodré

Uma pizzaria cujo segredo está na massa, mas também nos ingredientes, na água, na lenha, resumindo, nos pormenores. A começar pela farinha 00 com elevado teor de proteína e que passa por uma dupla fermentação, sem esquecer os queijos e enchidos italianos usados nas pizzas.

Publicidade
  • Grande Lisboa

Não é fácil escolher o melhor sushi da cidade, mas a Confraria tem estado consecutivamente no top, por vários motivos, mas principalmente pela combinação bem-sucedida de sushi tradicional e de fusão.

  • Americano
  • Cais do Sodré
Ground Burger
Ground Burger

O pão de leite à americana feito diariamente na casa, os hambúrgueres de carne certificada Black Angus, o bacon estaladiço e as batatas com um toque de alho e alecrim, fazem deles os melhores hambúrgueres da cidade.

Publicidade
  • Cais do Sodré

Os melhores gelados artesanais italianos feitos em solo português estão aqui. Entre os mais de 25 sabores que há nesta loja, encontram-se alguns dos best-sellers da marca como o Ricotta e Nozes, o manjericão e o pistácio, tudo feito com os melhores ingredientes.

  • Grande Lisboa

Ter os melhores bolos da cidade reunidos na mesma vitrine parece um sonho, mas neste espaço que nasceu inspirado por uma rubrica da revista Time Out com o mesmo nome de um sketch de Herman José, é uma realidade concretizada pela chef pasteleira Carla Contige. Do melhor pão de ló do universo aos mais apetitosos cheesecakes, há de tudo.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Cais do Sodré

Uma verdadeira montra de vinhos com referências de todas as regiões vitivinícolas do país, sem esquecer os vinhos do Porto e da Madeira. Desde 1927.

  • Cais do Sodré

A Tartine está aberta das 10.00 às 00.00 e, para todas as horas do dia, tem uma opção. Ovos Bénedict ao pequeno-almoço, saladas e hot dogs para o almoço ou jantar, e waffles para o lanche.

Publicidade
  • Cais do Sodré

São das comidas mais sexys deste mercado, sem dúvida. Não há quem resista a estes doughnut coloridos feitos de massa brioche que fermenta durante 24 horas e recheados e decorados com sabores e combinações clássicas e originais.

  • Cais do Sodré

Com mais de 135 anos de experiência na cidade, a Manteigaria Silva encontrou no Time Out Market um espaço para dar continuidade à marca trazendo os melhores queijos, presuntos e afins para serem apresentados.

Publicidade
  • Cais do Sodré

Um bar dedicado aos melhores vinhos nacionais, escolhidos pela crítica Odete Cascais. Dos tintos aos brancos, sem esquecer os rosés e os espumantes, todo os vinhos são provenientes de regiões vinícolas portuguesas, e todos passaram o teste.

Publicidade
  • Cais do Sodré

A bebida cor de laranja que se tornou sinónimo de copo ao fim do dia em Itália. Em Lisboa não é diferente e a qualquer hora do dia a bebida cor de laranja vibrante, feita à base de laranja amarga, ruibarbo, ervas e raízes variadas, é avistada nos corredores do mercado.

  • Cais do Sodré

Um quiosque inteiramente dedicado ao vinho do Porto Taylor’s, onde é possível fazer provas de vários tipos de vinho do Porto.

Publicidade
  • Cais do Sodré

O licor mais português de Portugal tem lugar cativo no mercado com várias apresentações possíveis para beber um beirão: na sua versão clássica, Caipirão, Beirão Tónico, Morangão ou na sua versão especial, o Beirão de Honra.

  • Cais do Sodré

Crocantes por fora, macias por dentro, assim são as cookies da Funky Chunky, que neste quiosque se apresentam em vários sabores como nutella, pistácio, doce de leite, peanut butter e red velvet.

Publicidade
  • Cafés
  • Grande Lisboa

O melhor sítio para começar o dia com o café da Delta, seja expresso ou meia-de-leite, há de tudo.

  • Cais do Sodré

Um bar de cocktails de assinatura com assinatura Time Out, mas onde não faltam clássicos como as caipirinhas e os mojitos.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops
  • Cais do Sodré

Num espaço onde a comida é o foco, era quase obrigatório ter uma escola de cozinha, um espaço onde ampliámos o amor pela cozinha, com os workshops de cozinha dados pelo chef Miguel Mesquita.

  • Grande Lisboa

Um espaço dedicado a sopas com assinatura do chef Miguel Castro e Silva. A carta vai variando consoante as estações, com sopas frias no verão e outras mais consistentes para os dias mais frios como a sopa de bacalhau e grão.

Publicidade
  • Cais do Sodré

Um quiosque que na verdade são dois, que é uma ode ao bacalhau das águas frias da Noruega. De um lado os clássicos pastéis de bacalhau na sua versão tradicional ou com pimentos e azeitonas, do outro alguns petiscos de bacalhau servidos em pão.

  • Pastelarias
  • Cais do Sodré

O melhor da pastelaria francesa em forma de éclair. Verdadeiras jóias da pastelaria feitas com os melhores ingredientes. Qualquer um deles, imperdível.

Mais Time Out Market

  • Coisas para fazer

O homem, a mulher, os miúdos, os amigos. Todos queremos comer e beber bem. Estamos sempre prontos para sermos arrebatados por um prato feito como mandam as regras, um petisco inesperado ou uma bebida artesanal. Mas verdade seja dita: nem todos somos mestres da culinária, como canta um certo cantor popular. E por isso o melhor é arregaçar as mangas e meter as mãos à obra para aprender a fazer do bom e do bonito e dar conforto às nossas barrigas, sedentas de fome (e gula). Mas já chega de conversa: vamos aos cursos de cozinha antes que a vontade esfrie.

  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops

Os workshops de cozinha da Academia Time Out prometem transformar um zero à esquerda num verdadeiro mestre da culinária. Basta arranjar boa disposição e seguir as indicações do chef Miguel Mesquita. E ter vontade de meter as mãos na massa, claro. A proposta da escola de cozinha do Time Out Market Lisboa é simples: viajar pelos sabores do mundo, sem esquecer de tomar um bom brunch ou de se lambuzar com a sobremesa. E nem os miúdos ficam de for: para eles há Masterkids que vão da pizza ao brownie.

Para a agenda dos próximos meses, pode contar com grandes viagens, sem sair do Cais do Sodré. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade