Terrárea
© DRTerrárea
© DR

Os melhores restaurantes vegetarianos no Porto

Ingredientes da época e receitas que vão muito além da salada mista e da omelete é o que pode encontrar nos melhores restaurantes vegetarianos do Porto.

Publicidade

Não, no Porto não existe só comida pesada. Os espaços que dão primazia ao reino vegetal têm-se multiplicado e têm clientes cada vez mais fiéis. Há pratos vegetarianos, opções vegan e menus que respeitam a sazonalidade dos ingredientes, muitas vezes de origem biológica ou de pequenos produtores locais. Em suma, há boa comida para provar à mesa nos melhores restaurantes vegetarianos no Porto. Exemplos? Strogonoff de seitan, estufado de tofu e legumes, hambúrgueres de leguminosas, entre muitas outras criações. Mas se estiver com desejos, também lhe dizemos onde pode comer francesinha vegetariana na cidade. 

Recomendado: Cinco pizzas vegetarianas para comer no Porto

Os melhores restaurantes vegetarianos no Porto

  • Vegetariano
  • Leça da Palmeira
  • preço 2 de 4

Pratos criativos, sazonais e matriz vegetariana. É o que vai encontrar no Fava Tonka, em Leça da Palmeira, do grupo do Avesso, ao qual também pertencem o Terminal 4450 e a vizinha Esquina do Avesso. Já fizeram parte da carta pratos como creme de alho francês com espargos brancos e gema curada, sopa de cebola trufada e brás de feijão verde e avelã com leitelho caramelizado, entre outros.

  • Leça da Palmeira

“Chama-se Seiva em homenagem ao meu pai e ao meu avô que eram resineiros”, conta o chef David Jesus, que em Setembro de 2021 abriu este restaurante vegetariano em Leça da Palmeira. Neste seu espaço apresenta uma carta divertida, cheia de sabor e sem pretensiosismos. Ao pequeno-almoço há torradas em pão de fermentação lenta, bowls de aveia, bulgur ou quinoa com granola e manteiga de amendoim, omeletes, panquecas e fatias de bolo do dia. Ao almoço e ao jantar o arrojo continua, com gyosas de legumes crocantes com molho cantonês, lasanhas tailandesas, que levam tofu estufado, especiarias, coco, caril tailandes e molho tomate assado, e sobremesas, como o folhado de maçã recheado com compota deste fruto, raiz de aipo e sésamo.

Publicidade
  • Baixa

Dona do Boteco Mexicano, junto ao jardim da Cordoaria, e do Cruel, na rua Picaria, Marta Almendra abriu na porta ao lado deste, o Espécie, um restaurante vegetariano, com uma carta pensada pelo chef João Pupo Lameiras que é, nada mais, nada menos, do que uma viagem pelo mundo em cima da mesa — da Ásia à América Latina. A sopa de milho, servida fria ou quente, com óleo de chili, coentros e chalota frita; o pastel de massa tenra com queijo, cebola e pimento; e o KFC - Korean Fried Cauliflower, uma das estrelas da companhia, com couve-flor frita, molho picante coreano, sésamo e ceboleto são bons arranques de refeição. Mas há mais para provar por aqui, dos gulosos cogumelos à Pequim, acompanhados de crepes a vapor, alho francês, pepino, pele de soja crocante e molho hoisin de tâmara, à banana frita com paçoca e gelado de amendoim, regada com caramelo de miso. 

  • Compras
  • Floristas
  • Matosinhos

Plantas, flores, decoração e uma cafetaria com comida saudável. Cabe tudo na Terrárea, uma loja em Matosinhos, instalada num antigo armazém de conservas, onde tanto pode ir comprar um ramo de flores, uma jarra ou uma cómoda, como devorar comida saudável. Aberta para pequenos-almoços, almoços e lanches, a cafetaria da Terrárea tem nos produtos de época os seus maiores aliados. Aos almoços há pratos do dia totalmente vegetais, que vão variando. Na carta fixa, conte com bowls, tostas, panquecas e ovos.

Publicidade
  • Baixa

O Manna funciona como estúdio de ioga e meditação, mas também como um café/restaurante onde são servidos deliciosos pratos vegetarianos e veganos, feitos com ingredientes frescos, de época e biológicos. Há especiais do dia, que vão mudando, e outras coisas que se vão mantendo, como o bom pão de fermentação natural e as manteigas de avelã ou amêndoa.

  • Vegetariano
  • Cedofeita
  • preço 1 de 4

Todos os dias são diferentes no Época. Por lá trabalha-se apenas com ingredientes sazonais, por isso, a carta muda frequentemente, mas há sempre pão de fermentação lenta e café de especialidade. Tudo também disponível em take-away. Tostas e taças de arroz são os pratos mais populares, mas esteja atento ao Instagram do restaurante, onde vai encontrar todas as novidades. 

Publicidade
  • Porto

O primeiro bar vegan da cidade nasceu em 2018 pelas mãos de Natacha Meunier, autora do blog Vegan Purista, e dois sócios. “Decidi arriscar e criar uma coisa um bocadinho diferente com a qual eu me identificasse”, explicou na altura. O menu está recheado de tapas, tostas, burritos, hambúrgueres e bowls. Tudo 100% vegetal e de proximidade. Para acompanhar há cerveja artesanal e vinhos naturais. 

  • Vegano
  • Aliados
  • preço 2 de 4

Criado por duas irmãs adeptas da dieta vegan, o Kind Kitchen é um restaurante onde vai encontrar pratos como falafel, bowls e saladas. Mas também há hambúrgueres, tostas e wraps, tudo feito sem produtos de origem animal e o mais saudável possível. Sumos naturais também não poderiam faltar, claro, para acompanhar todas estas coisas boas.

Publicidade
  • Vegetariano
  • Bonfim
  • preço 1 de 4

Fundado em 1980, este restaurante vegetariano e macrobiótico é um ícone do Bonfim e um lugar muito procurado também pela padaria e pastelaria sem açúcar. Se quiser levar alguns produtos para casa, há uma pequena mercearia à entrada para se aventurar na alimentação vegetariana e macrobiótica.

  • Porto

Tanto na casa-mãe na Boavista, como na Baixa, a comida vegetariana do Berry é sempre altamente recomendável. Todos os dias há uma sopa, tostas, saladas e wraps, mas as combinações variam consoante a disponibilidade dos produtos. Garantias: bons legumes, boas frutas e alguns doces para acompanhar com o café.

Publicidade
  • Vegetariano
  • Baixa
  • preço 2 de 4

Ninguém diria que em plena Avenida da Boavista existe, nas traseiras de um restaurante, um jardim romântico que é uma autêntica escapadinha para a natureza e um refúgio da azáfama citadina. Francesinha vegan, tártaro de tomate e mil folhas de vegetais são alguns dos pratos que pode provar por lá.

  • Vegetariano
  • Flores
  • preço 1 de 4
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

Se acha que a comida vegetariana não enche o estômago, experimente o buffet do daTerra, totalmente vegan, com espaço na Baixa, mas também noutras zonas da cidade. Lá pode pedir chilli de seitan, tofu agridoce, folhados de espinafres e batata doce, entre outros, e repetir quantas vezes quiser. À sobremesa, o banoffee é imperdível, fica a dica.

Publicidade
  • Vegetariano
  • Pinheiro Manso
  • preço 2 de 4

Escolher onde ir jantar é possivelmente uma das tarefas mais difíceis dos tempos modernos, principalmente quando nem todos os elementos do grupo estão dispostos a fazer uma refeição sem carne. É nesses casos que é bom ter em conta o caso do Essência onde, além das refeições vegetarianas, também se servem pratos "não-verdes".

Mais restaurantes no Porto

  • Restaurantes

Nesta lista há saladas, açaí e tapiocas, mas também há tostas, wraps e taças de arroz que respiram saúde. Para beber, não faltam as águas aromatizadas, os sumos de fruta e os detox. Pois bem, caro leitor, se é adepto de uma alimentação regrada e muito saborosa, leia o que se segue e descubra os melhores restaurantes saudáveis no Porto. Comer bem é uma tendência e a cidade está cheia de bons exemplos. Seja para um pequeno-almoço reforçado ou para um jantar leve, nesta lista há alternativas para todos os gostos, que lhe chegam a casa através de take-away ou entrega do domicílio. 

Recomendado: Os melhores restaurantes vegetarianos no Porto

Cada vez mais, a gastronomia do mundo está bem representada na cidade. Argentina, Israel, China, França, Brasil, México, EUA e Índia são alguns dos países nesta lista. Se está sempre pronto para experimentar novos pratos, provar novas bebidas e viajar sem sair do sítio, este artigo é para si. Só precisa de fazer check-in nestas mesas e mudar de ares nos melhores restaurantes do mundo no Porto. Quando estiver satisfeito, vá beber um copo de vinho ou um cocktail a uma esplanada da cidade ou, se preferir, aposte num bar de cerveja artesanal

Recomendado: Oito lugares no Porto que parecem o estrangeiro

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade