Plataforma Rodízio
Vera Moura
Vera Moura

Os melhores restaurantes para crianças em Lisboa

Dizemos-lhe quais os melhores restaurantes para uma refeição em família sem que os miúdos se aborreçam.

Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Não se preocupe se o restaurante tem ou não menu infantil. Embora muitos tenham, isso é só um pormenor – e os miúdos nem sequer vão aguentar muito tempo sentados. Se quer comer fora, sem confusões, faça como nós: procure outros pontos de interesse e tenha em conta a facilidade de manter a criançada debaixo de olho. Do pequeno-almoço ao jantar, em Lisboa não faltam restaurantes amigos da família, seja com menus especiais, com área infantil ou apenas esplanadas, esse oásis de liberdade para os mais pequenos. Estes são os melhores restaurantes para crianças em Lisboa.

Recomendado: Restaurantes com área infantil em Lisboa para refeições felizes

Os melhores restaurantes para crianças em Lisboa

  • Cervejaria artesanal
  • Marvila

À primeira vista, sugerir uma fábrica de cerveja artesanal como um bom restaurante para crianças pode parecer descabido, mas acredite que não perdemos a cabeça. Nesta nova morada, a Musa pensou também nas famílias e no terraço o que não falta é espaço para os miúdos correrem – longe o suficiente para não chatearem ninguém nas mesas, até porque há ainda um pequeno parque infantil. No Verão, o tanque transforma-se numa pequena piscina.

  • Hambúrgueres
  • Grande Lisboa

Hambúrgueres em forma de ovni. É só o que precisa de dizer em casa e apostamos não haver criança que se negue. O conceito é coreano e passa por ter diferentes hambúrgueres prensados com sabores mediterrâneos e asiáticos. As cores do pão não estão lá só para fazer figura, estão para compor. O laranja, por exemplo, é um pão de cenoura. No campeonato dos doces, destacam-se os Ice Invaders, gelados por dentro e quentinhos por fora.

Publicidade
  • Português
  • Grande Lisboa
  • preço 2 de 4

Este retiro honesto na Fonte da Telha fica mesmo na praia e está aberto todo o ano. Servem bom peixe fresco – quando lá chegar e disser que é isso que quer comer, chegam-lhe com uma travessa à frente para ver o peixe do dia. Há cadelinhas, amêijoas e outros petiscos para aproveitar sem pressas enquanto as crianças podem aproveitar o areal da praia à vontade e bem ali ao lado – há mesas onde se come quase com o pé na areia. 

  • Alcântara

As Docas são sempre local de romaria em família e a Doca de Santo é perfeita para o almoço pré ou pós-passeio, até porque tem uma zona infantil bem grande e uma esplanada que quase parece um jardim, onde os garotos podem correr à vontade e estacionar as bicicletas. Há menu Kids, com sopa do dia, prato (bife de frango grelhado com batatas às rodelas ou croquetes com arroz thai) e fruta da época ou bola de gelado, para meninos bem comportados.

Publicidade
  • Italiano
  • Princípe Real

Jamie Oliver tem cinco filhos e há muito que é conhecida a sua preocupação com a alimentação dos mais pequenos. Não é de estranhar por isso o atendimento especial dado às crianças no restaurante que o chef britânico abriu no Príncipe Real. O menu dos miúdos é uma folha com um desenho, que vem acompanhada por uma pequena caixa de lápis de cera, tal como acontece em todos os seus restaurantes. E se eles não sabem ler é dar-lhes para a mão o visualizador de imagens 3D e deixá-los escolher o prato pelas fotografias – é certo que se vão divertir e encher a barriga, para depois fazerem uma boa sesta.

  • São Vicente 

Hambúrgueres, mac and cheese e dónutes, há criança que resista? No Ground Burger nem os pais. O novo espaço é amplo e luminoso, o rio Tejo ao fundo reluz. À entrada, um balcão, onde se destacam as várias torneiras de cerveja – 20 no total. Na sala, dezenas de mesas e uma cozinha aberta numa espécie de aquário. A esplanada, quase em cima do rio, em pleno Cais da Pedra, ali ao lado do Lux, é o melhor espaço para abancar com as criancinhas esfomeadas. 

Publicidade
  • Chiado/Cais do Sodré

É o único restaurante da cidade sobre o qual um crítico da Time Out escreveu a meias com duas crianças. O resultado? Cinco estrelas. E não, não é porque a comida é infantil: é porque é genuinamente boa, italiana a preceito, e os gaiatos não ligam ao nome do chef nem à origem certificada dos produtos. E ainda que ligassem ficariam a saber que tudo aqui é feito por mãos conhecedoras com produtos biológicos, a começar na massa das pizzas (também há versão sem glúten). Acresce que, no primeiro turno de jantares, o restaurante é povoado de famílias com miúdos que, além das óptimas pizzas e pastas, procuram um espaço child- friendly, onde eles se podem entreter ver a massa fina ser estendida à frente dos olhos e depois enfiada no forno de pedra.

  • Sintra

Todas as noites, o edifício cinzento de dois andares com um Ford Anglia azul turquesa estacionado à porta, igual ao que voa em Harry Potter e A Câmara dos Segredos (segundo capítulo da saga), enche-se de gente – alguns clientes aparecem com túnicas pretas compridas, chapéu de feiticeiro ou óculos redondos. O muito procurado Plataforma, que chega a ter meses de espera, é um rodízio de pizzas temático, onde não faltam referêncas aos livros de J. K. Rowling. As pizzas têm bases de cores, os cocktails e mocktails são fumegantes como fórmulas mágicas e as sobremesas têm nomes como Vaso Dragora (mousse de Oreo), Caldeirão Mágico (leite creme), Encanto de Morango (cheesecake) ou Livro dos Monstros (brownie com gelado). Ao longo do jantar, há performances de ilusionismo.  

Publicidade
  • Cafés
  • Campo de Ourique

A família do Nicolau tem crescido, mas na hora de escolher onde ir com a família, aconselhamos o Amélia Lisboa, com mais espaço, menos filas, menos turistas e um agradável pátio interior. As panquecas estão sempre a sair – vão bem ao pequeno-almoço, no lanchinho da manhã, ao almoço ou ao lanche e fazem parte do brunch, que também se serve todos os dias.

  • Xabregas

A Praça, no Hub Criativo do Beato, palco de pequenos produtores, é aposta certeira para qualquer dia da semana (e espaço é coisa que não falta para os miúdos correrem e brincarem à vontade). Contudo, aos fins-de-semana há brunch buffet com uma "Pracinha", onde as crianças são desafiadas a aprender através de brincadeiras e criatividade com supervisão de profissionais. 

Publicidade
  • Italiano
  • Princípe Real

Quando abriu em 2015 no Príncipe Real, com uma esplanada virada para o Jardim Botânico e que se mantém até hoje como uma das nossas preferidas, repleta de buganvílias, ainda não se falava assim tanto de pizzas artesanais e fermentação lenta, mas era assim que esta pizzaria se apresentava. Juntava-se a isso uma charcutaria italiana logo à entrada e um forno de lenha ao fundo onde só entra lenha de zinho. São cerca duas dezenas de opções, mas nem só de pizza se faz a história deste restaurante. Há saladas, massas e risotos e as sobremesas não são de se descartar (o mil-folhas de caramelo salgado é um bestseller). Para os mais pequenos há um menu infantil e nem precisa de pedir os lápis de cor: assim que se sentar, chegam à mesa com uma folha para colorir.

  • Cafés/bares
  • Benfica/Monsanto

Está a ver as típicas esplanadas dos parques infantis – com cadeiras de plástico, chapéus de sol de marcas de gelados e oferta pouco criativa? Esqueça: a Green House, do Hello Park, no Parque da Serafina, é um oásis na terra. Não só porque permite que os pais fiquem a beber um copo enquanto os filhos brincam de forma segura, mas porque serve saladas, sanduíches e wraps que não desiludem. O melhor são os coloridos piqueniques, servidos em cestas a preceito. Não faltam sombras, mesas e bancos de madeira para se sentir verdadeiramente no campo.

Publicidade
  • Campo de Ourique

Este quiosque no meio do Jardim da Parada tem bons hambúrgueres a preços simpáticos, para comer de olho no parque infantil mesmo ali ao lado. Os mais novos ficam satisfeitos com o simples ou com queijo. Os mais velhos podem arriscar outras combinações. Claro está que ficando no jardim, os pais podem deixar-se estar na esplanada enquanto a criançada brinca à vontade.

Lisboa dos pequenitos

  • Miúdos

Os miúdos deliram com os anos e os pais gostam de lhes fazer as vontades, claro. Mas bem sabemos a pressão que pode ser encontrar o sítio certo para fazer uma festa infantil. Em parques e museus, com animação e insufláveis, há muito por onde escolher (tanto quanto as imensas coisas que há para fazer em Lisboa). Tudo depende da disponibilidade, da paciência e do número de zeros na conta bancária dos pais – nesta lista encontra os melhores sítios onde fazer festas de aniversário para crianças em Lisboa, à medida de todos. Afinal, eles esperam 365 dias pela chegada deste dia (o único momento capaz de rivalizar com o aniversário deve ser o Natal...), as expectativas estão ao rubro e o melhor presente que lhes pode dar é uma festa inesquecível.

  • Atracções
  • Parques e jardins

Exóticos pelas espécies que exibem, desenhados à inglesa e à francesa, com mais ou menos pendor para o conceito de mata, ajardinados ou em jeito de parque florestal, os espaços verdes de Lisboa contam histórias da cidade e da sociedade, mas também sabem muito bem estar em silêncio e deixar-nos retirar deles o que têm de melhor. Alguns parecem pistas para correr, outros campos para brincar ao que quiser, outros ainda recantos convidativos ao namoro e às guitarradas. Temo-los graças a engenheiros, paisagistas, biólogos, botânicos, cidadãos – e jardineiros, claro – e todos eles fazem a diferença na cidade. Nesta lista, levamo-lo num passeio entre pássaros, arbustos e até pequenos lagos, mas também por séculos de uma Lisboa verde.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade