Oitavos Páscoa
DR
DR

Do almoço aos doces essenciais. Tenha uma mesa de Páscoa recheada

Não fique nervoso por não ter um forno a lenha para assar o cabrito. Dizemos-lhe como conseguir a mesa de Páscoa perfeita.

Teresa David
Publicidade

Páscoa é sinónimo de família à mesa, caça aos ovos, muitos doces e um banquete de fazer salivar até o tio mais esquisito. Parece tudo muito giro, mas a verdade é que organizar tudo isto sozinho — especialmente se não tem um grande forno de lenha ou não se contenta com qualquer doce — pode dar uma grande trabalheira. Não se preocupe, estamos cá para ajudar. Orientamos-lhe uma lista ideal para este santo domingo, onde não faltam folares, ovos de chocolate, amêndoas e restaurantes com menu especial para uma refeição pascal fora de casa.

Recomendado: O melhor da Páscoa em Lisboa

Páscoa à mesa

Não precisamos de desculpas para dar uma trinca num bom doce, mas nada como uma data especial para nos deliciarmos sem culpa. Na Páscoa, celebre-se o momento ou não, é difícil evitar os chocolates – ou os ovos, para sermos mais específicos. Dos supermercados às lojas especializadas, as opções são muitas, mas o que lhe sugerimos aqui são ovos fora da caixa. Bonitos e bons. Alguns são versões limitadas, sendo por isso um investimento. São presentes perfeitos e a gulodice que nos fará abrir uma excepção na contagem de calorias. Eis oito ovos da Páscoa perfeitos para oferecer.

O folar pode ser doce, pode ser salgado, pode ter ovo, pode não ter. E o que não falta em Lisboa são sítios para comprar folares de Páscoa, todos muito diferentes, até porque as receitas variam. O que importa é encontrar a opção que mais lhe agrada (a si e aos seus) e juntar a família à mesa num manjar pascal memorável. Na lista que se segue vai encontrar sugestões mais tradicionais e outras mais originais, como o folar de pistáchio e framboesas. Há ainda uma proposta sustentável, feita com excedentes de fumeiro presunto e chouriço.

Publicidade

A Páscoa pode ser uma celebração religiosa, mas é também um bom motivo para reunir a família e os amigos e deixar-se empanturrar com todas as doçuras da época. A par dos ovos de chocolate e dos folares com ou sem ovo, as amêndoas são destaque neste período pascal. É para açambarcar sem vergonha e comer todas as que quiser sem pensar na dieta. Afinal, dias não são dias e é tempo de celebrar. Dito isto, fizemos uma selecção dos sítios para comprar amêndoas em Lisboa. Para oferecer ou para servir em casa.

No domingo, os brunches e almoços fartos, com folares e muitos ovos, não estão reservados a quem acredita em milagres. Apontamos-lhe as mesas que nem os ateus vão querer perder. Dos menus mais tradicionais, com perna de borrego e cabrito assado acabando nos folares e nas amêndoas, às reinterpretações mais livres, há várias opções, muitas delas perfeitas para um programa em família – e nem as famosas caças aos ovos foram esquecidas. Dê descanso à sua cozinha nesta quadra e escolha um destes restaurantes em Lisboa para o domingo de Páscoa.

Mais comida

É difícil encontrar quem, fim-de-semana sim, fim-de-semana não, não procure um sítio para um brunch. Mas esta refeição demorada (e com tudo a que tem direito) deixou de ser exclusiva dos sábados e domingos – e ainda bem. Antes de ir trabalhar, ou em jeito de almoço ou lanche, escolha um destes sítios para comer bem, e muito, e ainda ganhar energia para o resto da semana. Estes 15 sítios são uma amostra das mesas fartas com ovos, croissants, tostas de abacate ou smoothies para todos os dias da semana. 

Comer de forma saudável não é equivalente a passar fome. E, em Lisboa, há cada vez mais restaurantes com opções leves, mas muito saborosas, perfeitas para desintoxicar o organismo depois de alguns excessos. E não. Não falamos só de saladas e de comidas de passarinho. Falamos de alimentos nutritivos, saciantes e bem apetitosos. Assim, se segue ou quer seguir um estilo de vida mais saudável, vai querer experimentar alguns destes espaços na cidade, que se adaptam a todos os gostos e também às mais variadas restrições e preferências alimentares. Bom apetite e muita saudinha.

Publicidade

Já foi mais fácil encontrar restaurantes em Lisboa até dez euros e a culpa não é só do turismo ou dos tempos difíceis que o sector atravessa depois de dois anos intermitentes. Na maior parte das vezes, a qualidade paga-se, mas ainda há excepções. Comer fora não tem de ser uma extravagância e na cidade existem verdadeiros achados. Pense num prato rico, em comida saborosa e atendimento simpático às vezes até familiar. Para encher a barriga sem esvaziar a carteira, este barato não lhe vai sair caro. Corremos a cidade em busca de pechinchas gastronómicas e reunimos aqui 21 restaurantes onde poderá ser feliz com uma nota vermelha. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade