Therapist
DR
DR

Dezasseis restaurantes saudáveis em Lisboa

Comer saudável não é sinónimo de pratos sem sabor e pouco elaborados. Eis alguns dos restaurantes saudáveis em Lisboa que provam isso mesmo.

Teresa David
Publicidade

Comer de forma saudável não é equivalente a passar fome. E, em Lisboa, há cada vez mais restaurantes com opções leves, mas muito saborosas, perfeitas para desintoxicar o organismo depois de alguns excessos. E não. Não falamos só de saladas e de comidas de passarinho. Falamos de alimentos nutritivos, saciantes e bem apetitosos. Assim, se segue ou quer seguir um estilo de vida mais saudável, vai querer experimentar alguns destes restaurantes saudáveis em Lisboa, que se adaptam a todos os gostos e também às mais variadas restrições e preferências alimentares. Bom apetite e muita saudinha.

Recomendado: Gaste calorias sem gastar dinheiro nestes ginásios ao ar livre em Lisboa

Os melhores restaurantes saudáveis em Lisboa

  • Lisboa

Chegaram a Portugal há poucos anos, vindos de Espanha, mas a verdade é que não têm tido mãos a medir. A cadeia de restaurantes de comida saudável Honest Greens inaugurou, em Dezembro de 2023, o seu sétimo espaço, na Calçada Patriarcal, Príncipe Real. Tem 615m2 e um total de 184 lugares, divididos entre o interior e a esplanada. O menu é o que se espera: sazonal, sustentável e saudável, com opções para várias dietas, desde a keto à plant-based.

  • Vegano
  • Chiado/Cais do Sodré

Em 2018, O Botanista, no Cais do Sodré, deu nas vistas, talvez pela vasta carta, talvez pela decoração instagramável e a puxar para o zen, carregadinha de plantas. Seja como for, consta que desde o início do projecto o plano era mais ambicioso, e em meados de Outubro de 2021 o espaço assumiu-se como Orteá – Vegan Collective. Agora, além de restaurante, é uma mercearia, uma queijaria e uma oficina de ​​kombuchas.

Publicidade
  • Campolide

O Crave nasceu para provar que a comida saudável também pode ser sinónimo de comfort food, com um conjunto de bowls (malgas, vá) nutritivas e feitas com produtos de qualidade. E há para todos os gostos, inclusive quem gosta de jogar ao DIY e construir a sua própria bowl. 

  • Alvalade

Depois de ter mudado de porta na Lx Factory, o restaurante funcional abriu em Alvalade com um terraço interior invejável e uma horta. Se em Alcântara é o público estrangeiro que ao descobrir a Lx Factory acaba por passar por ali, em Alvalade há uma vida de bairro que parece ser feita à medida do Therapist. Também por isso aqui há novidades como uma zona de grab & go com sandes e sumos prontos a serem levados e uma pequena zona de mercearia a granel, onde é possível comprar alguns dos ingredientes usados diariamente na cozinha como os blends originais ou as granolas doces e salgadas. O menu funcional é o mesmo da casa em Alcântara.

Publicidade
  • Brasileiro
  • Grande Lisboa

No OakBerry, uma marca fundada em 2016 em São Paulo e que chegou ao Cais do Sodré, o açaí é 100% natural, não tem corantes nem conservantes, e pode ser comido em bowls ou smoothies. A ideia é poder ser até uma refeição, tirando partido do açaí ser um fruto rico em fibras, cálcio, ferro. Tem vitaminas, é antioxidante e anti-inflamatório e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Boa opção pré ou pós-treino, lanchinho ou em substituição de uma das refeições principais. Também tem morada em Telheiras. 

  • Pastelarias
  • Areeiro/Alameda

Nesta despensa não entram açúcares refinados ou produtos com glúten. É tudo feito nesta pastelaria saudável, onde as delícias são confeccionados em parte com ingredientes biológicos. Os ingredientes estão todos dispostos em prateleiras e também se vendem a granel. No menu há doçarias, mas também pão, salgados, omeletes e não só.

Publicidade
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Nos restaurantes Local de Cascais, da Avenida da Liberdade, de Alvalade e de Santos, há uma vasta escolha de pratos de peixe e de carne, sempre com um equilíbrio entre a proteína e hidratos, com muita cor no prato. Nestes restaurantes, há opções vegan, vegetarianas e para todos os gostos. Só não entram alimentos processados e açúcar refinado.

  • São Sebastião

Este restaurante no Saldanha e na Praça da Figueira serve “coisas deliciosamente saudáveis”, resume a dona, Licínia Moura. Há sumos de fruta, tostas, wraps e muitas outras opções, entre as quais sobremesas. A carta possibilita pessoas vegan e vegetarianas escolherem alimentos de origem vegetal, mas os carnívoros também têm opções.

Publicidade
  • Mercearias finas
  • Baixa Pombalina

Não é a mais tradicional das frutarias. Esta tem o chão em mármore axadrezado polido, paredes em madeira, uma horta vertical, mesas e um quadro em ardósia preto carregadinho de sugestões para comer e beber, dos sumos naturais às smoothie bowls. Praticamente tudo o que está no menu leva fruta e por isso não deixa de ser docinho e muito atractivo para os mais gulosos. 

  • Lumiar

No Verão de 2021, as aventuras do casal Filipa Alves e David Mourão corriam sobre rodas. Literalmente. Andavam de capelinha em capelinha com uma food truck em forma de eléctrico, a servir comes e bebes para pegar e levar. Com a chegada do Inverno foi preciso arranjar uma alternativa. Em Fevereiro de 2022, o projecto Healthy Qb fixou-se em Telheiras, num espaço descontraído, onde se servem algumas refeições saudáveis, mas outras que nem tanto. Os sumos naturais são uma bom refresco em dias quentes. 

Publicidade
  • Cais do Sodré

Este restaurante, café e bar do Cais do Sodré, inspirado no filme de Ryan Murphy com Julia Roberts e Javier Bardem, tem um conceito flexitariano e rege-se por três pilares fundamentais: o Eat, com opções vegan e vegetarianas, mas também com pratos de carne e peixe, um conceito para todos; o Pray que representa o equilíbrio e constante crescimento; e o Love a parte divertida do dia para a noite, onde poderá experimentar cocktails.

  • Chiado/Cais do Sodré

É conhecida pelo brunch, mas também serve pequeno-almoço, almoço e jantar. A cadeia de restaurantes foi criada por Abner Cabral e Manoela Maia, no Brasil. A comida é saudável, mas não descura do sabor nem da inovação. Além da carta habitual, há um menu de "Brunch all day", para que o brunch possa ser pedido a qualquer hora do dia. Além das bebidas com café, os batidos e sumos naturais de fruta, há bebidas alcoólicas. 

Publicidade
  • Princípe Real

O café de especialidade é uma aposta, mas também a comida simples e saudável, cheia de cor e sem grandes invenções. O menu é por isso, aparentemente, simples. Aqui, a ideia foi fugir aos processados, construindo um menu que não obrigasse a cozinhar, até por limitações do espaço que não tem uma cozinha tradicional. Há tostas e bagels, bowls simples e mais compostas e tartes e bolos sem toque de açúcar a mais. Para acompanhar, os smothies são pensados da mesma forma que a comida, com a mesma atenção e cuidado, bem como as bebidas à volta do café. 

  • Português
  • Estrela/Lapa/Santos
  • preço 2 de 4

Haverá algo mais saudável (e saboroso) do que peixe grelhado? No Último Porto, a frescura do peixe é certa e apreciada por toda a clientela. Tem uma das grelhas mais respeitadas de Lisboa e fica mesmo em cima do rio, na Estação Marítima da Rocha do Conde de Óbidos. No Último Porto, que continua a servir apenas aos almoços, tudo o que vai para o prato é fresco: há peixe espada, chocos, douradas, pampos, cabeça de garoupa e ovas grelhadas, tudo servido nas tradicionais travessas de inox.

Publicidade
  • Compras
  • Mercearias
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Há quem lá vá pelos pastéis (legítimo), quem sonhe fazer 
anos para encomendar o bolo de morango e natas (compreende-se), mas também há quem passe só para beber um sumo de fruta e comer uma salada. Aproveite e leva também um cesto de fruta fresca – “nacional sempre, estrangeira quando é preciso”, diz Freitas, gerente desde os anos 80 –, está a contribuir para a manutenção do comércio nacional. Pense nisso.

  • Português
  • Campo de Ourique
  • preço 2 de 4

Se hoje em dia é impossível andar a par da quantidade de restaurantes de alimentação saudável que abrem em Lisboa (por mais lato que seja o conceito), por outro lado é fácil sinalizar os que são bons, autênticos e têm qualidade. O Ela Canela, em Campo de Ourique, é um desses casos em que a promessa de produtos biológicos e sazonais, a ausência de alimentos processados e o método de cozinha
 saudável resultam em pratos verdadeiramente gulosos.

Lisboa verde

  • Coisas para fazer
  • Eventos alimentares

Sabe onde piquenicar em Lisboa? É a forma ideal de fugir da cidade sem chegar a sair dela. É pegar, meter na cesta e estender a toalha nesses hectares relvados, alguns com direito a flores e tudo. Há verdadeiros tesouros que vai querer conhecer, sobretudo agora que está oficialmente aberta a época do bom tempo, e a vontade de sair de casa é mais que muita. Se levar as crianças, tem o bónus de as poder deixar correr livres, pelo menos um bocadinho. E, vai ver, quando chegar a hora de voltar para casa, a energia já se foi toda e é noite santa.

  • Vegano

A cidade está mais atenta ao mundo vegetal, com menos preconceitos acerca de ingredientes e sabores e com mais curiosidade. Prova disso é a nova oferta de restaurantes inteiramente vegan que tem aparecido na cidade. Nos novos restaurantes vegan em Lisboa, alimentos de origem animal não entram. Ou seja, esqueça a carne, peixe, lacticínios, ovos... mas descubra novas combinações (e até pode tirar umas ideias para fazer lá em casa). Estes restaurantes abriram todos no último ano e temos a certeza que até o ano findar, mais virão. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade