A francesinha do Café Santiago é uma das mais míticas da cidade, uma referência quando se quer provar um dos maiores ícones gastronómicos do Porto. Mantém-se estóica entre as melhores há vários anos e, não é caso para menos, é tratada com desvelo por quem a prepara todos os dias. Feita com pão de forma tradicional, cozido em forno a lenha, as suas fatias são aparadas para que todas tenham exactamente a mesma consistência e tamanho. Quanto aos ingredientes, conte com o bom e o melhor: com a mortadela que ampara a salsicha fresca que é grelhada na hora; com a linguiça que traz um toque fumado ao prato; e com o bom bife que vai por cima. A tudo isto juntam queijo, fiambre, um ovo e, claro, o molho. Chamado de Essência, é um segredo bem guardado. Ao almoço e ao jantar, a casa está sempre cheia e até faz fila. A fama é tal que levou à abertura do Santiago da Praça, um segundo espaço, uns metros acima do original.
Com ou sem ovo, com molho picante ou adocicado, com bife bem ou mal passado. Criada há 70 anos, a famosa francesinha é a estrela da cidade e todas as casas lhe dão um toque especial. Há quem prefira a tradicional, com carne assada ou com um bom bife de vaca no seu recheio e, claro, com os enchidos da melhor qualidade lá pelo meio. No entanto, há cada vez mais adeptos das variações – das francesinhas vegetarianas, às que optam pela carne de frango, das que são finalizadas em forno a lenha às que adicionam camarões ao prato.
E se de um lado temos os eternos puritanos, defensores da francesinha original, há também muitos outros fãs sedentos de inovação. Desta feita, fica difícil, muito difícil eleger a melhor francesinha da cidade. É uma tarefa árdua e ingrata (para não dizer impossível) e susceptível de criar grandes discussões à mesa. Cientes do risco que corremos, estas são, na nossa humilde opinião, as melhores francesinhas do Porto neste momento. Bom apetite.
Recomendado: As 12 melhores tascas no Porto