Depois de ter suspendidos todos os concertos da Gulbenkian Música, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian decidiu encerrar o jardim, bem como todas as cafetarias, lojas e livrarias, espaços expositivos – Museu Gulbenkian e exposições temporárias -, a Biblioteca de Arte e cancelar todas as atividades educativas, justificando a decisão como medidas preventivas "tomadas tendo em conta a situação provocada pela pandemia de coronavírus". Ficam sem efeito as actuais exposições "A Idade de Ouro do Mobiliário Francês. Da Oficina ao Palácio", na Colecção do Fundador, "Artistas em Viagem" na Coleção Moderna, e "Manon de Boer. Downtime / Tempo de Respiração" no Espaço Projecto. Também o evento Alimenterra, que decorreria entre 27 e 29 de Março foi adiado para data a anunciar. Relativamente aos concertos ficam sem efeito: O Navio Fantasma (14 Mar), os Solistas da Orquestra Gulbenkian (15 Mar), Orquestra Gulbenkian e Gil Shaham (19 e 20 Mar), Maria João Pires (21 Mar), Orquestra Gulbenkian e Matthias Goerne (26 e 27 Mar), Leif Ove Andsnes (29 Mar) e a Orquestra Gulbenkian/ Vilde Frang (2 e 3 Abril). O valor dos bilhetes será reembolsado, podendo contactar o 21 782 3000 ou consultando mais informações em gulbenkian.pt. Estas medidas estão em vigor até finais de Abril, data de reavaliação da situação.
O impacto mundial do COVID-19, que pode causar infecções respiratórias e já foi declarado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, levou a câmara de Lisboa a encerrar todos os equipamentos culturais sob a tutela da autarquia, assim como ao cancelamento ou adiamento de vários eventos culturais, antes do governo ter declarado estado de emergência esta quarta-feira, 18 de Março. As medidas têm sido tomadas na sequência das recomendações das autoridades de saúde, que pedem que sejam evitadas grandes concentrações de pessoas.
O micro-organismo vulgarmente conhecido como coronavírus já foi detectado em Portugal e já atingiu mais de 80 países, tendo o surto começado no início de Dezembro na província chinesa de Hubei. Em Portugal, quem tiver sintomas (febre, tosse ou cansaço) ou suspeitar estar infectado, deverá contactar a linha SNS24 através do 808 24 24 24 e aguardar que seja encaminhado por profissionais de saúde. Não se deverá deslocar aos serviços de urgência.
Recomendado: Filmes sobre epidemias, pandemias e outros sustos