desconfinamento
Fotografia: Mariana Valle Lima
Fotografia: Mariana Valle Lima

A hora mudou? Temos ideias para aproveitar os 60 minutos extra de sol

Perde uma hora de sono, mas ganha muito mais. Aponte estas ideias para aproveitar ao ar livre os 60 minutos que agora tem a mais.

Raquel Dias da Silva
Publicidade

Mudámos para o horário de Verão, essa estação tão desejada por todos os que anseiam pelo bom tempo e pelos dias compridos. Parecendo que não, adiantar 60 minutos no relógio faz muita diferença. Faz diferença na conta da luz, porque podemos estar em casa até ao final da tarde sem ligar a luz. Faz diferença porque o pôr-do-sol fica mais bonito e digno de ser fotografado. Faz diferença porque podemos aproveitar um bocadinho da vida lá fora, sem que a noite caia logo em cima de nós. Por isso mesmo, há que saber aproveitar esses 60 minutos extra de sol.

Recomendado:
😎 As melhores coisas para fazer em Lisboa em Abril de 2024
☀️ Há paraísos perto de Lisboa para explorar

Ideias para aproveitar os 60 minutos extra

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Calçado e roupa confortáveis, uma garrafa de água e vontade de se pôr a caminho. Estes são os essenciais para um passeio pela bonita cidade de Lisboa e arredores. As opções são várias e adequam-se a todos os gostos e formas físicas, mas fique atento: algumas destas actividades requerem reservas ou inscrições prévias. Aproveite para juntar a família ou um grupo de amigos e conheça as vistas e as histórias da cidade de Lisboa (e não só) ao mesmo tempo que pratica algum exercício e aproveita o ar puro.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Parta à descoberta dos melhores jardins e parques em Sintra, um trabalho que o ajudamos a fazer com todo o gosto. Há verde de todos os tipos: desde o parque no meio da vila, com vista para a serra de Sintra, aos parques e jardins românticos escondidos nas encostas da serra, obras-primas de arquitectos e paisagistas do século XIX, que foram mantidos e recuperados nos séculos seguintes. Mas também há o jardim francês, com as suas sebes de buxo milimetricamente aparadas, ou um mais robusto parque de merendas, se tudo o que precisa é só ouvir passarinhos refastelado à sombra das árvores.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Eventos desportivos

É isso mesmo, exercite-se. O sol põe-se mais tarde, por isso pode aproveitar aquele final de tarde para se mexer, caso continue a usar a desculpa de que treinar em casa não é para si. Pois bem, vá para a rua. Corra nos melhores sítios para correr em Lisboa, dê ao pedal nas ciclovias da cidade ou aproveite estes locais que são autênticos ginásios ao ar livre onde pode compensar os excessos calóricos. E não, não é ginástica de reformado, mas de bem informado – depois de ler este artigo de uma ponta à outra, claro.

  • Coisas para fazer

Somos fãs do básico (mas sempre mágico) pôr-do-sol na praia e nesse campeonato não há falta de sítios onde “estacionar” a tarde toda. Mas, não podendo fugir para o mar, é de arranjar soluções. Não se preocupe: já fizemos a selecção por si. São pouco mais de meia dúzia de sítios onde o pôr-do-sol não desilude e onde não vai encontrar grandes multidões, o que nesta altura é uma maravilha. Aliás, são sítios onde poderá fazer “aquela” foto do pôr-do-sol que é um sucesso garantido nas redes. Seja num terraço com vista para Lisboa, seja à beira-rio ou rio adentro, o que importa é não perder o fenómeno. Ora imagine o seguinte: a luz de Lisboa, o Tejo e uma hora a mais para aproveitar.

Publicidade
  • Coisas para fazer

O trabalho, esse padrasto da diversão, inimigo da produtividade, pesadelo recorrente de cada segunda-feira – ou do dia em que tenha de regressar, sim, porque não há cá exclusões. Podíamos continuar a estender a lista de razões pelas quais precisamos de inverter a marcha e beber um copo ao final do dia. Mas calma, também não culpamos o trabalho por tudo, e a verdade é que a vontade de encostar os lábios a um copo qualquer não precisa de justificação. Com isto em mente, seja qual for a sua vontade, fomos à procura dos melhores sítios para beber um copo ao fim do dia em Lisboa.

  • Coisas para fazer
  • Eventos alimentares

Sabe onde piquenicar em Lisboa? É a forma ideal de fugir da cidade sem chegar a sair dela. É pegar, meter na cesta e estender a toalha nesses hectares relvados jardins fora. Há verdadeiros tesourinhos que vai querer conhecer, sobretudo agora que está oficialmente aberta a época do bom tempo, e a vontade de sair de casa é mais que muita. Se levar as crianças, tem o bónus de as poder deixar correr livres um bocadinho. E, vai ver, quando chegar a hora de voltar para casa, a energia já se foi toda e é noite santa. Força: atire-se a um lanchinho arejado.

Publicidade
  • Noite
  • Cafés/bares

Este artigo não é recomendável para pessoas com vertigens. E também não é recomendável para quem não gosta de ver o pôr-do-sol com um cocktail na mão. De bares de hotel com uma piscina épica ao parque de estacionamento mais trendy da cidade, a olhar para a ponte, a ver navios ou a olhar para o castelo, há remédio para todas as vontades. Descanse os olhos do computador, do telemóvel, dos seus colegas de trabalho e de tudo o mais que quiser e lave as vistas nos bares com melhor enquadramento sob a cidade.

  • Coisas para fazer

Nem tudo tem de ser vivido na rua. Também pode aproveitar a hora extra em casa a tratar daquelas quatro paredes que o rodeiam. Prepare-se para arregaçar as mangas e pôr as mãos na terra. Já não é preciso sair da cidade para ter a sua própria horta: a agricultura urbana está ao alcance de todos, por que não aproveitar o tempo extra e o bom tempo para se dedicar aos verdes? Basta aprender o bê-á-bá da arte de cultivar plantas em casa. Desde o espaço perfeito para as suas primeiras sementes ou plântulas aos materiais e ferramentas necessários, os especialistas ensinam-lhe como ter uma horta em casa, com um orçamento simpático e sem um terreno à sua disposição.

Publicidade
  • Viagens

Acabamos todos os anos a sonhar com o ano seguinte. Falta sempre tempo para tudo o que queremos fazer. Então, pegámos no calendário de 2024, assinalámos os feriados e fins-de-semana grandes que aí vêm, cruzámo-los com a agenda cultural de norte a sul e começámos a fazer planos para os aproveitar ao máximo noutras paragens, do Minho ao Algarve, com passagem pela Madeira e pelos Açores, em alojamentos novos, bonitos e confortáveis. São os caminhos mais rápidos para o chamado slow living, esse conceito sedutor mas fugidio. Depois destas escapadinhas por Portugal, voltaremos certamente muito mais felizes e disponíveis para as nossas cidades de sempre, possam elas perdoar-nos a infidelidade.

  • Coisas para fazer

Associamos os destinos de praia a uma única estação do ano: o Verão, claro. Mas isso é uma grande injustiça. Em Cascais, pelo menos, não faltam coisas para fazer o ano inteiro. Agora que chegou a Primavera, enumerámos dez ideias para ser feliz na vila, quase todas ao ar livre, como os dias mais longos e mornos pedem. Comer, beber, passear, cantar, dançar – e até mergulhar, para os mais valentes – são alguns dos verbos que vai poder conjugar nos próximos meses.

Viva a Primavera

  • Arte
  • Arte urbana

Se por um lado Lisboa esteve em guerra com taggers com pouco talento para a coisa – e que fazem questão de espalhar assinaturas por tudo quanto é sítio –, por outro a cidade é cada vez mais um museu a céu aberto de belíssimas obras de arte urbana. Embarque connosco num passeio alternativo pela cidade.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade