Urraca
©MMPUrraca
©MMP

Dez novos restaurantes no Porto que tem mesmo de conhecer

A cidade está cheia de boas opções para ficar de barriga cheia. Da cozinha de autor aos restaurantes que vão buscar inspiração ao receituário tradicional, conheça os novos restaurantes no Porto.

Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

A cena gastronómica do Porto é fervilhante – e não falamos apenas dos tachos com sopas reconfortantes ou das grandes panelas com arroz caldoso fumegante. Falamos dos espaços que todos os dias abrem no Grande Porto, com a missão de servir a melhor comida, feita com alma e coração, por mãos experientes. E há de tudo um pouco, para agradar a toda a gente. Dos restaurantes vanguardistas inspirados no receituário tradicional aos que apostam as fichas todas na comida de autor; dos espaços que preparam sandes portentosas aos que cozinham sob a influência asiática; por aqui vai encontrar dez novos restaurantes no Porto que tem mesmo de conhecer. Bom apetite.

Recomendado: Os melhores brunches no Porto e arredores

Os novos restaurantes no Porto que tem de conhecer

  • Leça da Palmeira

No Cibû, o restaurante do chef Hugo Portela, em Leça da Palmeira, faz-se uma cozinha moderna, mas com uma orientação bem portuguesa e com um vincado apelo à memória. A carta está dividida entre carnes frias, snacks e entradas – onde palmiers de presunto e queijo Nisa ou mini bolos de arroz com gamba rosa do Algarve fazem as delícias de quem os prova –; pratos principais de peixe ou carne (prove a açorda de polvo, o arroz de cabidela ou a costela mindinha); e ainda generosas sobremesas populares, como mousse de chocolate e arroz doce.

  • Cedofeita

O Soma - Cozinha & Café é o mais recente projecto de Mona Karenina e Luiza de Almeida. O bom café de especialidade que aqui se serve é fornecido pela Von & Vonnie, uma micro torrefacção portuense, e o pão chega-lhes de dois sítios diferentes: o sourdough é da Hakko e o brioche vem da padaria Fariña. Quanto à carta, gulosa quanto baste, foi pensada com a ajuda de Yevgeny Alinichenko, do restaurante Barraeste. Nela encontra pães de queijo feitos com um “mix de Gouda, queijo da Ilha e mozarela”; dulcíssimas taças de arroz doce com leite de coco, caramelo de coco, frutos vermelhos e pistáchio; avantajadas tostas francesas com calda de doce de leite, manteiga de banana e fava tonka; e uma incrível moqueca de ovo, composta por dois ovos cozinhados a baixa temperatura, molho de moqueca, farofa de chalota e chili oil. 

Publicidade
  • Bonfim

Numa esquina envidraçada da Avenida Rodrigues de Freitas mora um espaço versátil e ecléctico. Durante o dia serve comida – bonita, elegante, gulosa – preparada pelo Urraca, o restaurante irmão do Mafalda’s, no Mercado de Matosinhos. À noite, o anfitrião é o bar Fiasco, com a sua curadoria musical e os seus cocktails feitos como mandam as boas regras da coquetelaria. No menu do Urraca há saladas de funcho com amêndoas, laranja e kimchi; tartes tatin com cebola, mostarda e queijo da Ilha; e um imperdível pastel de massa tenra, crocante, com um recheio guloso de ossobuco. As tostas também devem ser tidas em conta. A de figos com ricota é uma das mais pedidas, assim como as duas sobremesas: o brioche com creme inglês, fruta da época e trigo sarraceno e o brownie com tahini e caramelo de miso. 

  • Porto

Nos renovados edifícios do Cais das Pedras, de olhos postos no Douro, nasceu o Éter, um restaurante & wine bar onde o vinho de pequenos produtores e de séries limitadas e numeradas tem uma atenção especial. São servidos no melhor copo e na temperatura correcta e combinam com a comida preparada pelo chef Rúben Santos, ex-Paparico e com passagens por diversos estrelas Michelin. A carta é curta, com 12 ou 13 pratos que vão rodando com frequência. Tártaro de atum do Algarve com molho XO e pepino marinado; gamba fresca com molho de milho, crustáceos e açafrão; moamba com peixe frito, banana-pão e amendoim; entrecôte e cogumelos; e sobremesas, como a maçã verde com funcho e bergamota ou a torta de morango com sabugueiro e hibisco, são alguns dos pratos que poderá encontrar por lá.

Publicidade
  • Porto

Blss U é um gastrobar com comida irreverente, criativa e inspirada nos sete pecados capitais, da gula à luxúria. Na carta assinada pelo chef Xavier Oliveira, com a curadoria do chef Miguel Rocha Vieira, encontra pratos como caldo-verde vegan; uma "francesinha meio asiática", enrolada e passada por alga noori e recheada com os tradicionais enchidos e com o famoso molho picante; ou a feijoada de bacalhau, acompanhada com puré de feijão branco e coberta com algumas gotas de óleo de enchidos. Além de um restaurante, o Blss U quer também marcar presença no roteiro da noite portuense, com uma generosa oferta de cocktails e muita dança ao som de DJ sets semanais.

  • Baixa

Café de especialidade, vinhos naturais e pastrami caseiro. É sobre estes três pilares que o Baco Coffee Lab, uma cafetaria catita, de janelas e portas abertas para o Largo Alexandre Sá Pinto, em Cedofeita, assenta toda a sua criatividade. Patrícia e Miguel Lopes, irmãos, estão na sua génese e reuniram neste espaço algumas das coisas que mais gostavam. Por aqui vai encontrar tostas com pastrami, como a tosta em pão brioche com pastrami de picanha, queijo cheddar, pickles de pepino, cebola caramelizada e “molho secreto”; vinhos naturais da Quinta da Malhada e café de especialidade da 7g Roasters.

Publicidade
  • Constituição

Foi depois de uma viagem inspiradora à Indonésia, em 2022, que João e Francisco, os donos e irmãos à frente do R6ku, decidiram que este seu novo restaurante se iria focar numa cozinha asiática “com comida com sabor, autêntica e cheia de cultura”. Divertida e despretensiosa, a carta repleta de pratos para partilhar divide-se em três partes: bites, chunks e sobremesas. Por lá vai encontrar pratinhos de sunomono, korean fries, okonomyakis, espetadas de frango satay, ramen, caris, tigelas de arroz frito e pratos de massa yakisoba com camarão. Não saia, no entanto, sem provar as pork cheeks, uma sandes inspirada na katsu sando, feita com um brioche tostado em manteiga e com bochecha de porco confitada. É uma delícia.

  • Bonfim

O Federica é o quinto restaurante do Panorama Grupo, que há muito sonhava em abrir um italiano. Situado a poucos metros do Passeio de São Lázaro, aqui aposta-se em receitas tradicionais e num menu quase 100% italiano, onde as pastas caseiras e as massas de pizza – que fermentam entre 24 e 48 horas –, são os grandes trunfos. Por lá vai poder provar tagliatelle a la carbonara, com guanciale e queijo pecorino; risotos de camarão ou de cogumelos; e variadas pizzas, das clássicas Margherita, Funghi e Diavola, a outras mais arrojadas, como a quatro queijos e trufa. Não saia sem provar o tiramisù regado com um caramelo feito com vinho da Madeira. Quem o avisa, seu amigo é.

Publicidade
  • Matosinhos

A procura de uma cozinha mais descontraída e descomplicada levou a que Arnaldo Azevedo, chef que em 2022 conquistou uma estrela Michelin para o Vila Foz, o restaurante gastronómico do Vila Foz Hotel & Spa, se deslocasse cerca de três quilómetros e 200 metros, mais coisa, menos coisa, para norte e se instalasse comodamente no Mercado de Matosinhos. O Bistrô by Vila Foz fica bem de frente para as bancas de peixe e marisco que, todos os dias, se enchem dos espécimes mais frescos. Além de uma carta que aposta, sobretudo, nos produtos que chegam do mar, este espaço tem uma particularidade: se encontrar alguma coisa que goste nas bancas de peixe e marisco, eles preparam-lhe ao seu gosto, sem problemas.

  • Porto

O nome não deixa dúvidas para o que vai encontrar aqui: um espaço pequeno, mas acolhedor, onde vai poder esquecer o caos que invade o centro da cidade e deliciar-se com pratos leves e uma open kitchen que permite ver e acompanhar tudo de perto. Até porque, garante Hugo Teixeira, o responsável pelo espaço, “não há nada a esconder dentro da cozinha”. Na carta saltam à vista as tostas Almost Benedict, com bacon ou salmão; as bowls – a Vegan, a Chicken e a Camarão –; e também a panqueca salgada, com uma mistura de abacate, requeijão, tomate cereja, ovos escalfados, bacon crocante e amêndoa. Se preferir algo mais doce, a panqueca Muesli está aqui para fazer as delícias dos mais gulosos. Leva Nutella, morangos, muesli, chocolate e topping de avelã. Pode ainda provar os wraps, o hambúrguer e as taças com iogurte, fruta da época e granola.

Mais para comer no Porto

Publicidade
  • Cervejarias

As francesinhas são um monumento desta cidade e, tal como no futebol, cada um tem as suas preferências. Estas são as melhores francesinhas do Porto.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade